Filme de Sam Mendes com Olivia Colman é história de amor na Inglaterra dos anos 80


Bitsmag
imperio da luz

Filme que abriu Festival do Rio 2022 estreia no Star+ dia 26 de abril

Um romance se desenvolve num belo cinema antigo na costa da Inglaterra, nos anos 80. Com essa premissa Império da Luz, o novo filme de Sam Mendes (007: Operação Skyfall, 1917 e ganhador do Oscar por Beleza Americana) faz uma declaração de amor à sétima arte. Este é seu filme mais delicado. O roteiro é do próprio diretor e em parte é autobiográfico.

Depois de toda a destruição da Primeira Guerra Mundial mostrada em 1917, Sam Mendes se transporta para a Inglaterra dos anos 80. Rica em nova música e comportamento, essa década no Reino Unido de Margaret Thatcher também foi palco de muita revolta. No meio desse redemoinho as pessoas se conectam por conta das circunstâncias em relacionamentos pouco prováveis mas que acabam se mostrando bastante satisfatórios. 

Olivia Colman é Hilary, uma mulher de meia idade, gerente do cinema de uma pequena cidade costeira. Levando uma vida bastante solitária, pontuada por um caso bem morno com seu chefe, Mr Ellis (Colin Firth), Hilary vivencia a chegada de um novo colega de trabalho. Stephen (Michael Ward) é doce, educado e jovem, se preparando para entrar na faculdade. Os dois acabam se identificando e logo surge um romance incomum: um jovem negro em uma cidade cheia de racistas violentos, os skinheads e uma mulher solitária de meia idade. O desenrolar é bem interessante e surpreendente. 

Trent Reznor e Atticus Ross são responsáveis pela trilha sonora. A fotografia é do veterano Roger Deakins, também ganhador do Oscar por 1917. O cinema parcialmente abandonado é uma locação excepcional que rende diversos momentos de fotografia sublime.

Império da Luz abre o Festival do Rio 2022 e a escolha não poderia ser mais acertada. A primeira edição do Festival do Rio pós pandemia é uma volta aos áureos tempos do evento. Com cerca de 200 filmes e retornando ao Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, o festival este ano tem patrocínio master da Shell e da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, além de apoios da FUNARJ e da FIRJAN.

Vitrine da produção cinematográfica brasileira, o Festival do Rio traz este ano 70 filmes para a Premiere Brasil, além de uma programação recheada de filmes premiados em festivais internacionais.

É muito simbólico, após anos tão difíceis para toda a indústria do audiovisual no Brasil, abrir o Festival do Rio com um filme que é uma homenagem, uma história que fala daquilo que nos move, do nosso amor pelo cinema

Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio

Confira o trailer de Império da Luz:

Bitsmag