Corcovado ganha upgrade

Bitsmag

Cristo-Redentor-13

Wi-fi gratuito e obras no Centro de Visitantes da Paineiras deixam o Cristo pronto para os Jogos Olímpicos

Muitas novidades para quem visita o Cristo Redentor! Já é possível acessar a internet lá no topo do Corcovado, onde é muito difícil conseguir sinal de celular. A empresa coreana Hyundai, fabricante do HB20, carro desenvolvido exclusivamente para o Brasil, é patrocinadora do ambiente virtual e da infraestrutura de wi-fi do Corcovado nos próximos dois anos. Quem visita o Cristo, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, ao lado da Grande Muralha da China e de Machu Picchu, agora pode usufruir gratuitamente de um link de 100 MB de internet sem fio. A tecnologia é distribuída por antenas espalhadas por toda a área do platô do monumento. A Hyundai promete ainda incorporar no espaço uma comunicação visual renovada com recursos interativos como QR Codes que vão integrar atividades sociais e educativas dentro da programação do ponto turístico.

Para o próximo ano deverão estar prontas as obras do Centro de Visitantes das Paineras para as quais o IBAMA recentemente concedeu licença. As obras visam oferecer aos visitantes do Corcovado uma melhor infraestrutura e conforto.

As obras do Centro de Visitantes das Paineiras, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, serão retomadas até setembro próximo pelo Consórcio Paineiras-Corcovado o qual reúne as empresas Cataratas do Iguaçu S/A, Bel-Tour Turismo & Transporte e Esfeco Administração Ltda. O consórcio foi vencedor da licitação realizada em 2012. A empresa é responsável pelo serviço de apoio à visitação – venda de ingressos (bilheteria) e operação dos acessos das três linhas de vans –, além da construção do Centro de Visitantes das Paineiras, orçado aproximadamente em R$ 65 milhões.

O IBAMA concedeu licença para a primeira fase do projeto, que inclui o prédio principal e alpendre. O edifício que já existe no local será reformado e abrigará espaços de entretenimento, cultura, gastronomia, além de novas estruturas de bilheteria e banheiros. O projeto arquitetônico do Centro de Visitantes das Paineiras é de Guilherme Motta, do Estúdio América, escolhido em um concurso nacional promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2009.

Veja as novidades que estão programadas para fazer parte do Centro de Visitantes das Paineiras:

• Exposição multimídia permanente sobre o Parque Nacional da Tijuca, outras UCs do Brasil e diferentes biomas, em área de 1.086 m². A empresa contratada foi a SuperUber, que já realizou projetos como: cenário para apresentação da Beyoncé na ONU (NY); Museu TAM (SP); Memorial de Minas Gerais (MG); Exposição Meu Porto Maravilha e para o Museu do Amanhã (RJ), que será inaugurado no Pier Mauá (RJ); cenário para Kenzo na Paris Fashion Week (PA); entre outros.
• Espaço cultural para exposições temporárias
• Loja de lembranças
• Restaurante com vista panorâmica
• Restaurante self-service com deck
• Lanchonete, localizado no mirante do antigo alpendre com suas colunas de ferro trabalhado e vista panorâmica da Zona Sul
• Coleta de água da chuva e o uso de materiais construtivos com baixo impacto ambiental.

Corcovado ganha upgrade

 

Bitsmag