Vida Sobre Rodas

Bitsmag

ueda.jpg

Documentário conta a história do skate no Brasil através da trajetória de Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias

ueda.jpg

Documentário conta a história do skate no Brasil através da trajetória de Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias

Está em cartaz no Brasil o documentário Vida Sobre Rodas, de  Daniel Baccaro. Com cenas antológicas, muitas gravadas há 20 anos, o programa mostra a trajetória do skate no Brasil, principalmente em São Paulo, com foco em grandes nomes que se tornaram campeões em escala internacional: Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias.

Com distribuição da Buena Vista Internacional, Vida Sobre Rodas mostra os catalizadores desse sucesso brasileiro nas rampas internacionais. Além dos próprios atletas, um grupo interessado e dedicado de empresários e a própria família dos skatistas, desde a infância, mostrou que o empreendedorismo pode mover montanhas. E moveu, apesar do Plano Collor, que confiscou as economias de praticamente todos os empresários que financiavam o skate no início dos anos 90. 

Grandes momentos do documentário são as imagens dos campeões ainda pequenos, muitas realizadas pelo pai de Lincoln Ueda que apostou no filho e gravava todas as competições. Ver Bob Burnquist criança, o palhaço da turma, caindo como se fosse um saco da batatas, é realmente uma das cenas mais hilárias de Vida Sobre Rodas.

Skatistas americanos também dão seus depoimentos, como o mega campeão e empresário do skate Tony Hawk que esteve no Brasil para uma demonstração ao lado de Lance Mountain. Eles contam sobre a conturbada temporada, quando Tony quase não se apresentou porque passou mal com a comida brasileira.

Vida Sobre Rodas é um documentáio absolutamente necessário para quem gosta de skate e também para quem se interessa por empreendedorismo num país que dá pouco ou nenhum apoio ao esporte e à cultura.

O diretor Daniel Baccaro viveu esse momento da gênese do skate nacional em São Paulo. Ele tinha nove anos quando começou a andar de skate no bairro da Mooca e logo passou a frequentar os picos mostrados no filme: a pista de São Bernardo do Campo e o Ultra Skate Park, no Morumbi. Ele sabia que existiam várias imagens da época, gravadas por Nelson Mateus e Jorge Ueda, pais dos skatistas Christiano Mateus e Lincoln. O filme surgiu desse precioso acervo, além de imagens de programas de TV da época, Grito na Rua e Conexão Skate. Foi um trabalho que durou quatro anos onde foram decupadas as imagens desses acervos, além dos depoimentos atuais de todos os skatistas. Baccaro começou na direção de TV com episódios da série de documentários Na Trilha das Ondas, gravados na Idonésia e no Panamá.

Veja o trailer de Vida Sobre Rodas:

{youtube}RfhMR6SdhcI{/youtube}

Bitsmag