Saga de obra prima de Gustav Klimt vira filme

bitsmag-helen-mirren-ryan-reynolds

Woman in Gold é estrelado por Helen Mirren e conta a história da herdeira do quadro


Woman in Gold é a história verídica de Maria Altmann, herdeira de Adele Bloch-Bauer, musa de Gustav Klimt, o pintor mestre da art-nouveau. O filme, que estreia no Brasil no fim de maio, tem no elenco ainda Ryan Reynolds, Katie Holmes, Daniel Brühl, Jonathan Price e Elizabeth McGovern.

Maria Altmann lutou pela restituição de uma das principais obras de Klimt. Retido pelos nazistas durante a Segunda Guerra, o quadro O Retrato de Adele Bloch-Bauer I é uma das principais obras do artista. Maria Altmann é uma das sobrinhas de Adele, retratada no quadro que foi encomendado por seu marido. Sem filhos, os sobrinhos acabaram como herdeiros, mas nunca chegaram a receber os bens que foram tomados pela Alemanha nazista, isso até Maria Altmann brigar judicialmente com a Áustria…

Durante a guerra os alemães confiscaram o quadro que estava com o viúvo de Adele. O Retrato de Adele Bloch-Bauer I ficou durante décadas em exposição na Galeria Belvedere de Viena, ao lado do quadro O Beijo, o mais famoso de Gustav Klimt. Maria Altmann travou uma batalha judicial com a Áustria que queria reter a obra no país sob a justificativa de que era um dos quadros mais representativos de Klimt, por sua vez o artista austríaco mais conhecido até hoje. O Retrato de Adele Bloch-Bauer I é considerado pelos austríacos sua “Mona Lisa”.

A herdeira, que viveu em Los Angeles e morreu aos 94 anos em 2011, acabou vencendo a batalha e o quadro foi vendido rapidamente após a decisão da justiça, em 2006. Quem arrematou foi o colecionador Ronald Lauder, herdeiro da gigante dos cosméticos Estee Lauder. O quadro, vendido através de um leilão da Christie’s, foi recorde de preço na época e custou 135 milhões de dólares. Lauder, que foi embaixador dos Estados Unidos na Áustria e conhecia o quadro desde adolescente, é também um dos fundadores do museu novaiorquino Neue Gallery onde O Retrato de Adele Bloch-Bauer I está em exposição permanente.

Conteúdo relacionado:

Ryan Reynolds faz o papel de E. Randol Schoenberg, o jovem advogado inexperiente que ganha a causa em favor da herdeira Maria Altmann. Schoenberg é neto do compositor Arnold Schoenberg e hoje é presidente do Museu do Holocausto em Los Angeles.

Confira abaixo a imagem do icônico O Retrato de Adele Bloch-Bauer I  e um trailer do filme:

1280px-Gustav_Klimt_046

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments