Festival do Rio 2016 traz ótimos documentários


Festival do Rio 2016 traz ótimos documentários

Música, artes plásticas e gastronomia estão entre os temas abordados


Em versão “light”, já está em cartaz mais uma edição do Festival do Rio. Ao invés dos cerca de 400 filmes de edições anteriores o evento este ano apresenta 250 filmes.

O circuito inclui os cinemas Roxy de Copacabana, o Downtown na Barra e centros culturais como o CCBB e o Centro da Justiça Federal. Alguns cinemas da rede Severiano Ribeiro e o clássico Cine Odeon, também fazem parte do evento, entre outros espaços. No Boulevard Olímpico está montada uma estrutura para apresentação de filmes grátis.

É uma boa opção para conferir filmes aguardados como Eu, Daniel Blake, dirigido por Ken Loach, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e É Apenas o Fim do Mundo, de Xavier Dolan, Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

VOD – filmes do festival podem ser vistos no Telecine 

Uma boa novidade este ano é a disponibilização de alguns títulos da programação em VOD – Vídeo On Demand. Quem tem Telecine On Demand em sua operadora de TV a cabo poderá alugar filmes do festival. Infelizmente somente três filmes da programação estão disponíveis para VOD, mas já é um grande avanço. O destaque fica por conta do espanhol Ma Ma, estrelado por Penelope Cruz. É dirigido por Julio Medem, de Lúcia e o Sexo e Os Amantes do Círculo Polar .

Documentários sobre arte, música e gastronomia

Como sempre o Festival do Rio disponibiliza uma boa seleção de novos documentários. Este ano o forte da programação fica por conta dos documentários musicais, os docs de arte e os que desenvolvem o tema do meio-ambiente. Estão ainda na programação alguns docs sobre gastronomia.

Artes Plásticas

No campo das artes plásticas o festival presta uma homenagem a Tunga, morto em junho. Um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira, Tunga é tema do documentário És Tu Brasil de Murilo Salles. Um programa com 3 filmes sobre Tunga está na grade do Festival do Rio. Além desses docs, um filme dirigido pelo próprio Tunga, Cooking, também está no pacote.

Mapplethorpe: Look at the Pictures, documentário produzido pela HBO (veja o trailer), estreia no Brasil no Festival do Rio. O filme faz um apanhado bem extenso de toda a carreira do fotógrafo novaiorquino.

Outro grande fotógrafo também tem doc sobre sua obra na programação do festival.  Robert Doisneau é o autor de uma das mais icônicas imagens do século XX. Robert Doisneau: Through The Lens tem sessão de gala com presença de convidados no Estação Net Ipanema, no domingo.

Música

Os maiores nomes do rock estão retratados em documentários do Festival do Rio. Os Rolling Stones estão com dois filmes na programação, os dois sobre recente turnê pela América Latina. Havana Moon: The Rolling Stones Live in Cuba é o registro do histórico show que aconteceu este ano na ilha de Fidel para 1,2 milhão de pessoas. Já o doc The Rolling Stones Olé Olé Olé mostra a turnê passando por várias cidades como Buenos Aires, São Paulo, Santiago e Cidade do México.

Iggy Pop, outro baluarte do rock, também está na programação. O documentário Gimme Danger (veja o trailer), de Jim Jarmusch, debutou em Cannes com ótimas resenhas.

One More Time With Feeling, em 3D, é o registro de recente turnê de Nick Cave.

Beatles e Frank Zappa também são tema de documentários programados para a mostra.

O elogiado Elis, de Hugo Prata, ficção baseada na vida da cantora brasileira, é da Premiere Brasil e vem com ótimas críticas de quando foi exibido no Festival de Gramado.

Clique aqui e baixe a programação completa do Festival do Rio 2016

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments