Picasso e outros ícones da modernidade espanhola

Bitsmag

picasso-capa-bitsmag

Exposição que estreia esta quarta no Rio apresenta o mestre da arte moderna e seus diálogos

[wysija_form id=”2″]

Ao químico francês Antoine Lavoisier é atribuída a frase: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Na arte a máxima também faz sentido: da inspiração e estética de um artista pode surgir a musa de outro. Essa premissa está bastante presente na mostra Picasso e a Modernidade Espanhola que fica em cartaz no Rio de 24 de junho a 7 de setembro de 2015 com cerca de 90 obras de vários artistas mostrando a influência do pintor e escultor andaluz e como era influenciado. Entre as obras da mostra, já exibida em São Paulo, estão quadros importantes de Pablo Picasso, Juan Gris, Joan Miró, Salvador Dali e Joaquin Torres-Garcia, entre outros.

A mostra tem a curadoria de Eugenio Carmona, professor de História da Arte da Universidade de Málaga e pretende elucidar diferentes abordagens sobre o trabalho do fundador do Cubismo e de seus contemporâneos no contexto da arte moderna. A relação entre os artistas é um dos temas de Picasso e a Modernidade Espanhola que vem apresentar os diálogos e as inter-relaçõess entre artistas seminais da história da arte como o próprio Picasso e Juan Gris, Miró, Dalí, Julio González, Óscar Domínguez e o conjunto de mestres espanhóis da arte moderna.

O espaço expositivo está dividido em oito salas e cada uma propõe uma diferente proposta criativa. Um dos espaços mais interessantes é o módulo especial dedicado ao imaginário de Picasso, analisando sua inspiração e preparação para sua maior obra, o mural Guernica.

Uma ótima opção para conferir um dos maiores nomes da arte moderna, Picasso e outros ícones.

Picasso e a Modernidade Espanhola | Obras da coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
De quarta a segunda, das 9h às 21h
Informações: (21) 3808-2020
24 de junho a 7 de setembro de 2015
Entrada Franca
Classificação etária: livre

Essa exposição foi organizada e realizada em colaboração com o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e a Fundación Mapfre. Mostra realizada inicialmente na Fondazione Palazzo Strozzi, Florença.

Confira abaixo algumas das obras que estão expostas na mostra Picasso e a Modernidade Espanhola (clique na imagem para abrir a galeria de fotos). Mais abaixo você vê uma matéria da TV Cultura sobre a mostra que passou por São Paulo antes de chegar ao Rio.

‘Picasso e a modernidade espanhola’ no CCBB

Bitsmag