Para Yoshitomo Nara ninguém é inocente

Bitsmag

yoshitomo-nara.jpg

Yoshitomo Nara: Saiba mais sobre este grande artista pop japonês

  yoshitomo-nara.jpg

Artista pop japonês tem grande retrospectiva em N.York

Um estilo singelo e ao mesmo tempo mordaz e violento. Esta é a marca registrada do trabalho de Yoshitomo Nara, artista plástico japonês que tem agora sua primeira grande retrospectiva em N.York. A exposição Yoshitomo Nara: Nobody’s Fool fica no museu Asia Society até o início de janeiro de 2011, mostrando trabalhos atuais e também os dos primórdios de sua carreira, nos anos 80. São pinturas, esculturas e desenhos que mapeiam a evolução de um dos artistas mais influentes e de maior reconhecimento internacional na atualidade.

Rebeldia, isolamento e música são a inspiração de Yoshitomo Nara que nasceu em 1959 e viveu uma infância de muita solidão e uma juventude de alienação e rebeldia, regada a punk rock.

Mais de 100 trabalhos, incluindo cerâmicas, toy art e instalações, fazem parte da retrospectiva deste expoente do Neo Pop japonês dos anos 90. Sua obra muitas vezes é conectada ao manga, as histórias em quadrinhos japonesas, apesar de que ele não confirma essa inspiração e prefere citar a música, tanto que uma coleção das capas de seus discos preferidos está na mostra. Nobody’s Fool,  como nomeou sua exposição, vem de uma música de Dan Penn, um músico pop e R&B americano.

Há pouco tempo, em fevereiro de 2009, Yoshitomo Nara teve outra exposição em N.York, na galeria Marianne Boesky, que o representa nos Estados Unidos. O artista, apesar de estar na cidade, não foi à abertura. Nara havia sido preso no dia anterior por grafitar o metrô da estação Union Square.

{youtube}Pe_o7Icj–o{/youtube}

 

Bitsmag