Poesia Sem Fim de Alejandro Jodorowsky estreia no Brasil dia 6 de julho


BITSMAG-EndlessPoetry

Filme do diretor cult chileno foi exibido na 40a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2016

Poesia Sem Fim é o novo filme de Alejandro Jodorowsky, o cineasta cult chileno que ficou famoso por um fracasso que ele próprio transformou em documentário, sua tentativa de fazer um filme sobre o livro Duna de Frank Herbert. Jodorowsky é conhecido como o pai dos filmes da meia-noite, título cunhado inicialmente por ninguém menos que John Lennon.

No filme que estreia dia 6 de julho no Brasil, Jodorowsky, hoje com 88 anos, conta um episódio de sua própria vida. Nos anos 40 ele era um poeta iniciante no Chile e tinha um problema sério com o pai que não admitia a escolha de carreira do filho. Aos 20 anos o jovem Alejandro decide deixar a casa dos pais para correr atrás do sonho de se tornar um poeta. É quando ele passa a frequentar a boemia de Santiago e conhece Enrique Lihn (Leandro Taub), Stella Dias Varín (Pamela Flores e Nicanor Parra (Felipe Rios), todos desconhecidos na época, mas hoje grandes nomes da literatura hispânica.

Vivendo nesse meio Jodorowsky passou a explorar seus sentimentos e sua sexualidade, conhecendo seus mais secretos desejos e paixões.

Responsável por uma linguagem cinematográfica psicodélica e surrealista, Jodorowsky continua com este filme uma narrativa autobiográfica, iniciada com The Dance of Reality em 2011.

Poeta, cineasta e artista de quadrinhos, colaborador de grandes nomes como Moebius, Jodorowsky desenvolveu uma mistura de psicoterapia e shamanismo que ele chama de “psicomagia”.

Em 1967 o artista dirigiu seu primeiro longa, Fando Y Lis, no México. O filme foi recebido com grande polêmica quando estreou no Acapulco Film Festival, em 1968. Fando Y Lis foi seguido por El Topo que estreou em 1971 no Elgin Theatre de N.York. John Lennon o considerou uma “obra de arte” o que catapulta a carreira de Alexandro Jodorwsky e inicia o fenômeno dos “Midnight Movies”.

The Holy Mountain foi lançado no Festival de Cannes em 1973 e é considerado seu filme mais ousado. Em sua filmografia ainda se incluem os filmes Tusk, de 1979, Santa Sangre (1989) e The Rainbow Thief (1990), com Omar Sharif, Christopher Lee e Peter O’Toole no elenco.

Em 2013 fez o documentário Jodorowsky’s Dune sobre sua fracassada tentativa de filmar o livro Duna.

Em 2011, 22 anos após The Rainbow Thief, Jodorowsky volta a sua terra natal, Tocopilla, uma cidade no limite do deserto, para filmar The Dance of Reality.

No Brasil Poesia Sem Fim foi exibido na 40a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2016. O filme estreia em N.York dia 14 de julho, no Landmark Sunshine Cinema. Em Los Angeles estreia no mesmo dia, no NuArt. Em outros cinemas dos Estados Unidos Poesia Sem Fim estreia dia 24 de julho. No Brasil estreia dia 6 de junho, antes dos Estados Unidos.

Conteúdo relacionado:

Na internet:

www.endlesspoetrythemovie.com

www.facebook.com/endlesspoetrythemovie

twitter.com/Endless_Poetry

instagram.com/endlesspoetrythemovie

Veja o trailer oficial:

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments