CineMarfa apresenta filmes de artistas visuais

Bitsmag

CineMarfa 2018 - programação

Hoje em dia é difícil escolher entre tantos festivais de cinema e TV que existem pelo mundo. São tantos eventos que as obras em si ficam perdidas no meio de tanta informação. Nada mais apropriado que focar eventos em determinados temas e discussões.

Dessa maneira é programado o CineMarfa, festival de cinema que estreia amanhã na minúscula cidade de Marfa, no Texas. O oásis de galerias e museus de artes visuais que se localiza perto da fronteira com o México, é uma cidade de poucos habitantes que se tornou uma meca das artes. Falarei muito mais sobre Marfa nas próximas semanas. 

O CineMarfa começa amanhã, 3 de maio, e vai até domingo. Este ano de 2018 é o oitavo do evento. O festival se caracteriza por apresentar programação inovadora, dedicada a mostrar filmes feitos por artistas visuais e de preferência apresentando as partes mas inóspitas do Texas como pano de fundo. Este ano a data do festival coincide com o fim de semana de Cinco de Maio, data comemorativa mexicana celebrada dos dois lados da fronteira. 

O tema do festival este ano vem de um dos filmes exibidos: Storytelling for Earthly Survival. O filme é um retrato da intelectual feminista Donna Haraway, realizado pelo cineasta belga Fabrizio Terranova. Donna Haraway é uma escritora e pensadora que criou teorias sobre gênero, tecnologia, ecologia e relações ecológicas. Todas essas ideias estão nos trabalhos escolhidos para a mostra deste ano. Storytelling For Earthly Survival fecha a programação no domingo. 

Abrindo a programação nesta quarta será exibido Kings of Nowhere de Betzabé Garcia. O filme retrata a incrível e dura jornada de três famílias mexicanas vivendo numa área submersa do noroeste do México. 

Outro destaque da programação são as artistas performáticas e ativistas Annie Sprinkle e Beth Stephens que estarão em Marfa para a estreia de seu filme, Water Makes Us Wet. 

Um clássico de Frederick Wiseman também está na programação. Primate é um documentário realizado em 1974 refletindo sobre o tratamento ético de animais.

Confira a programação completa do CineMarfa.

SaveSave

SaveSave