ArtRio encabeça semana de eventos artísticos na capital carioca

Bitsmag
chris-ofili_artrio
Obra de Chris Ofili, ganhador do Turner Prize, na galeria David Zwirner

Art-Rio-Preview-2015-2Cidade recebe mostras de videoarte, video mapping e design além de evento de ateliês de portas abertas

Semana cheia para os cariocas que apreciam a arte contemporânea em todas as suas formas. Acontece esta semana no Rio de Janeiro a feira ArtRio e na esteira da maior feira de arte da cidade estreiam também uma  série de eventos paralelos para a nossa semana de arte não ficar para trás de nenhuma Art Basel. Além da feira reunindo em sua quinta edição no Píer Mauá galerias de 11 países e várias brasileiras, outros eventos de design, arte contemporânea, arte de rua e videoarte acontecem no entorno da região portuária e espalhados pela capital carioca. É muita coisa para ver e para refletir portanto aqui vai um pequeno resumo de cada um dos eventos que acontecem no Rio de Janeiro esta semana.

ArtRio 2015: De 9 a 13 de setembro a feira leva colecionadores, galeristas, artistas e todos os apreciadores da arte moderna e contemporânea ao Píer Mauá onde estão montados estandes de galerias brasileiras e estrangeiras divididas em três programas diferentes. Panorama agrupa as galerias nacionais e estrangeiras mais estabelecidas no mercado de arte moderna e contemporânea. Já o programa Vista reúne as galerias jovens com projeto de curadoria experimental e que apresentam propostas artísticas desenvolvidas especialmente para a feira. Prisma é o programa criado pela curadora holandesa Carolyn H. Drake do conselho do Young Stedelijk, do Stedelijk Museum de Amsterdã e o curador brasileiro Bernardo José de Souza, do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Prisma vem convidar o público a acompanhar narrativas alternativas para compreensão da arte e sua visão da realidade.

ArtRio

De 10 a 13 de setembro
Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada pelo Armazém 1
De quarta a sábado das 13h às 21h. Domingo de 13h às 19h.
Ingresso: R$ 30 (O ingresso dá acesso à ArtRio e à IDA)
Este ano o evento não oferece serviço de vallet. Melhor utilizar táxi ou transporte público (ou Uber).

IDA: Feira de design e arte a IDA promove a discussão sobre o design e suas possibilidades através de mostras, palestras, lançamentos de peças exclusivas, reedições e livros. Site oficial IDA

Visualismo: festival de vídeo, videoarte e video mapping promovendo o diálogo entre arte, tecnologia e espaço urbano. Projeções de grandes VJs em vários pontos da cidade, além de seminários e laboratório fazem parte das atividades do festival Visualismo. Na sexta e no sábado as projeçõess acontecem na Praça Mauá que está sendo inaugurada esta semana após grande reforma. Maiores informações no site oficial do festival Visualismo.

ArtRua: Feira de arte urbana oficial da Semana de Arte do Rio de Janeiro. Pelo quinto ano a ArtRua ocupa de 10 a 13 de setembro o Centro Cultural Ação da Cidadania na região portuária. Com o status de feira desde 2014 o evento tem curadoria de Cristiano Kana, sócio da galeria A7MA de São Paulo. A edição deste ano trás ao Rio muitos trabalhos de artistas paulistas como Onesto, Titi Freak, Alto Contraste e Tinho, além de expoentes como Mag Magrela, Enivo e Zeh Palito.O evento conta ainda com shows. Na quinta quem se apresenta é o francês Pierre Gambino, misturando musica popular da Corsega com batidas eletrônicas. Ao lado de Pierre, que assinou a trilha sonora da serie francesa Mafiosa, o DJ João Fernando da festa Floss assume também as picapes. Na sexta quem se apresenta ´¢e quinteto Panamérica que mistura rock, folk e ritmos latinos. No sábado as bandas Cash Crash e Walter and Man. No domingo o grupo Nitú e o Quinteto Nuclear ficam encarregados de animar os amantes da arte de rua e o graffiti.

ArtRua 2015
De 10 a 13 de setembro
Centro Cultural Ação da Cidadania
Rua Barão de Tefé, 75 – Saúde – Rio de Janeiro – RJ
Quinta das 18h às 24h. De sexta a domingo das 14h às 22h.
Grátis

Conexão Rio: Fábrica Behring de portas abertas e programação especial da produtora de eventos Conexão Rio que montou um lounge especial com exposição de arte contemporânea e arte de rua, shows, oficinas e quitutes gastronômicos. No domingo vai acontecer um leilão em prol da ONG Providenciando a Favor da Vida, do Morro da Providência. O diretor de arte da grife de roupas FARM, Gabriel Oliveira, vai pintar ao vivo uma cadeira Panton que será leiloada.

Conexão Rio
Fábrica Bhering – Rua Orestes, 28, Santo Cristo, RJ
Dias 11 e 12, das 13h às 21h; dia 13, das 13h às 19h
Grátis

Mostra de videoarte – Stan VanDerBeek: O Planetário da Gávea exibe de 9 a 13 de setembro a mostra Cinedreams: Future Cinema of the Mind com compilação de obras do pioneiro da videoarte Stan VanDerBeek. Com quatro horas de duração a compilação tem filmes que simulam noite de sonhos e pesadelos, vozes e imagens desconexas.

Cinedreams: Future Cinema of the Mind
Fundação Planetário
Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Tel: 2274-0046.
De 9 a 13 de setembro das 19h30 min às 23h30 min – sem intervalo.
Será permitida a entrada na sala de exibição após o início do filme.
Grátis

Intervenções ArtRio nos Jardins do Museu da República: O museu do Catete exibe obras de arte escolhidas pela curadora Isabel Sanson Portella. Os artistas selecionados são: Alessandro Sartore (performance), Andrey Zignnatto, Angelo Venosa,
Carolina Ponte, Chiara Banfi, Claudia Hersz, Daniel Tucci, Dayse Xavier,
Estela Sokol, Felipe Barbosa, Flávio Cerqueira, João Loureiro,
Jozias Benedicto, Marcone Moreira, Marcos Cardoso, Marcos Duarte,
Rosana Ricalde, Suzana Queiroga e Ursula Tautz.

Intervenções ArtRio 
Jardins do Museu da República – Rua do Catete 153 – tel: 2127-0324
De segunda a domingo das 10h às 17h
Grátis ArtRio encabeça semana de eventos artísticos

Bitsmag