Café e arte

Bitsmag

Sebastião Salgado na inauguração da Galleria illy em Pequim

Galeria illy de Pequim exibe fotos de Sebastião Salgado

Sebastião Salgado na inauguração da Galleria illy em Pequim

Galeria illy de Pequim exibe fotos de Sebastião Salgado

A torrefadora italiana illycaffé, sinônimo de qualidade em expresso, está inovando no competitivo mercado do café mundial. Além da tradicional qualidade de seu blend (combinação de grãos), comercializado em 140 países, a marca foi fundo na cultura do café e, além da Universitá del Caffè, uma escola que prepara cafeicultores, equipes de lojas e amantes do café, tem inaugurado em várias cidades chave do mundo a Galleria illy, uma cafeteria e galeria de arte em sistema pop-up, ou seja, temporário.

Agora em Pequim a illycaffé acaba de inaugurar sua primeira Galeria illy chinesa, uma pop-up no shopping FangCaoDi Verde de Parkview. A Galleria illy de Pequim vem na esteira de empreendimentos em N.York, Milão, Trieste (sede da illy), Istambul, Berlim e Londres.

Este mês o artista a ter seu trabalho exibido na illy de Pequim é Sebastião Salgado que fez palestra no espaço no sábado, 27 de outubro. Suas fotos para esta mostra são fruto de uma reportagem realizada nas plantações de café chinesas e ficam em cartaz até o final de novembro. Em dezembro o artista escolhido é o arquiteto e designer israelense Ron Arad.

Da China os artistas escolhidos são Lui Wei e Lin Tianmiao, Fang Lijun, Lü Peng, curador da Escola Chinesa de Arte Contemporânea de Pequim, além de um grupo do CAFA (Academia Central das Belas Artes de Pequim). O grupo de artistas chineses vai pintar a superfície das xícaras de café gigante da illy para a nova edição da revista illywords.

A história das xícaras da illy Art Collection está representada no candelabro suspenso que nesta versão chinesa é gigante, pesando 2 toneladas e com um diámetro de 8 metros por 5 de altura. São 66 xícaras escolhidas entre as mais de 300 desenhadas para a illy em 20 anos.

E o cardápio da Galleria illy de Pequim não vai ficar só no café. Dois chefs de renome mundial, o espanhol Alija Andre e o italiano Pino Cuttaia, vão chefiar um programa de enogastronomia com sessões de degustação de comida e vinhos com produtos da vinícola Mastroianni, que faz parte do grupo illy.

Confira abaixo vídeo da inauguração da Galleria Illy e a emocionante estreia do candelabro suspenso:

Bitsmag