On-U Sound System

Bitsmag

 

Festa Coleta Seletiva especial recebe hoje Adrian Sherwood e Brother Culture no Studio SP

sherbrothers122007.jpg

Por: Assessoria de Imprensa Studio SP

O Studio SP recebe na próxima terça-feira, dia 04 de dezembro, na noite Coleta Seletiva, o “dubmaster”  Adrian Sherwood, que tem sido uma peça chave no cenário mundial da música nos últimos 30 anos. Sua carreira é indissociável à história do Reggae e a sua proliferação na sociedade inglesa. Porém, seu estilo de produção e pesquisa de sonoridades vão além de qualquer estilo musical.
 
A apresentação do On-U Sound System consiste na mixagem do “dubmaster” Adrian Sherwood, com o apoio de um parceiro de peso: o veterano MC Brother Culture de Brixton, Londres. Brother Culture é um representante da original escola dos deejays (MC) londrinos, do "Fast-Chat” (característica marcante dos MCs de reggae em Londres nos anos 80) ao tradicional “Deejay-Style” jamaicano. Kultcha B, como também é conhecido, traz a versatilidade e inspiração dos cantores dos Sound Systems originais para o palco.
 
O lendário selo On-U Sound, fundado por Adrian Sherwood e alguns amigos no começo dos anos 80, ajudou a quebrar barreiras entre o Reggae e a música independente, o Punk e o New Wave no Reino Unido. Encontramos o estilo único de mixagem de Sherwood nos discos de: African Head Charge, Creation Rebel, Dub Syndicate, Mark Stewart, Little Axe, New Age Steppers, Bim Sherman, Prince Far I, além de muitos outros.
 
No Brasil, seu trabalho mais conhecido é Time Boom X Devil Dead (1987),  único disco do lendário Lee “Scratch” Perry lançado oficialmente no país, em parceria com o Dub Syndicate. Durante os anos 90, Adrian colaborou com diferentes artistas de várias cenas musicais, remixando e produzindo artistas como: Sinead O’ Connor, Primal Scream, Asian Dub Foundation, Coldcut, e Depeche Mode. Outros projetos o envolveram em selos como: Green Tea, que lança grupos do Japão como Dry and Heavy. E  Pressure Sounds, selo que relança raridades da música jamaicana.
 
A atitude natural de Adrian de misturar o som de diferentes culturas com sensibilidade e bom gosto atraiu a atenção do selo Real World, de Peter Gabriel, o que viabilizou seu primeiro trabalho solo. A produção de Never Trust an Hippy de Sherwood, lançada em 2003, lhe trouxe uma nova reputação e visibilidade internacional.
 
O trabalho junto a Real World coincidiu com um outro trabalho, o “dub live show”, o levando para os principais clubes no mundo inteiro, dos EUA ao Japão. No começo, a apresentação consistia em uma seleção de músicas remixadas ao vivo, com a ajuda de uma mesa de 24 canais, além da presença do cantor jamaicano Ghetto Priest, além de eventuais convidados, como o  próprio Lee Perry.
 
Trazendo na bagagem para o Brasil seu segundo disco Becoming A Cliché, lançado pela Real World em 2006, Adrian Sherwood, na companhia do incansável cantor Brother Culture, transforma e modula pela mesa de som a música em tempo real, e assim faz do On-U Sound System, uma experiência única, um show autêntico e vivo a cada apresentação.

Confira info do evento acima no Guia Bits de festas
 
LINKS:
Adrian Sherwood: www.realworldrecords.com/adriansherwood
Brother Culture: www.myspace.com/brotherculture

Bitsmag