O Clone Volta Para Casa

Bitsmag

clone_volta_para_casa.jpg

Festival do Rio 2009: filme japonês da Mostra Midnight reflete sobre a clonagem

clone_volta_para_casa.jpg

Festival do Rio 2009: filme japonês da Mostra Midnight reflete sobre a clonagem

O Clone Volta Para Casa é um filme de ficção científica japonês, de baixo orçamento, que incorpora a perspectiva japonesa de temas universais como vida e morte e o amor à família. É um filme que tem como tema central a clonagem em uma linguagem diferente das ficções científicas a que estamos acostumados, com muitos efeitos especiais. No entanto a força da dramaturgia, com boas atuações, leva à reflexão sobre um futuro que pode não estar muito distante e as implicações éticas de inovações tão radicais como a clonagem.

O astronauta japonês Kohei parte para o espaço depois de passar por um programa experimental que escaneia suas informações vitais para uma posterior clonagem. Após sua morte, nessa última missão, seu clone é ativado mas acontece um erro no processo e esse duplo tem sua memória travada no maior trauma de Kohei: a morte de seu irmão gêmeo, quando eram crianças.

O Clone Volta Para Casa, que foi exibido no festival de Sundance, é uma boa opção da mostra Midnight Movies do Festival do Rio 2009.

Veja o trailer e, mais abaixo, um depoimento do diretor, Kanji Nakajima:

{youtube}Mk1FlQxPyxs{/youtube}

{youtube}_-3ZJuD_avA{/youtube}

Bitsmag