Rio de Janeiro recebe instalação permanente da dupla Os Gêmeos

Bitsmag
Graffiti de Os Gêmeos na cidade de Boston
Graffiti de Os Gêmeos na cidade de Boston

Artistas conversam com o público este sábado no Museu Casa do Pontal

Se você até agora não tinha uma boa desculpa para se deslocar até o Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, agora tem. Este sábado às 15 horas a dupla de grafiteiros Os Gêmeos estará no belíssimo Museu Casa do Pontal conversando com o público e comemorando a inauguração de sua mais nova instalação, O Bunker. O Museu Casa do Pontal, em atividade há mais de 35 anos, reúne o maior acervo de arte popular brasileira e, tombado, é referência cultural do Rio de Janeiro com 8500 obras de arte popular brasileira.

Os Gêmeos foram convidados pela curadora Angela Mascelani para realizar uma obra promovendo o diálogo com a arte popular brasileira que integra o acervo do Museu Casa do Pontal. A ideia é discutir o papel transformador da arte a partir da proposta crítica de Os Gêmeos. A instalação O Bunker ficará incorporada permanentemente ao acervo do museu.

“Quando o Museu Casa do Pontal nos convidou a fazer uma obra original para seu espaço, sentimos a necessidades de falar um pouco sobre a importância de voltarmos nossa atenção para a cultura popular. Nossa escolha foi trabalhar com um símbolo forte. O Bunker preserva, guarda, protege e serve como templo para reflexões. A arte engajada desperta e amplia o interesse por muitos assuntos às vezes esquecidos, e que precisam ser discutidos e respeitados” – revelam Os Gêmeos sobre a inspiração da obra.

Em dezembro, o Museu Casa do Pontal foi escolhido para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira.

Bate-papo com Os Gêmeos e estreia da instalação O Bunker; Show com Siba
(Inscrições pelo telefone 21-2558-2023)
Sábado a partir das 15 horas
Museu Casa do Pontal
Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes
De terça a sexta das 9h30min às 17h.
Sábado, domingo e feriados das 10h30min às 18h.
Ingresso: R$ 10 (meia para estudantes e idosos)

Bitsmag