Advertisements

Lil Nas X viralizou primeiro no TikTok e acabou ganhando Canção do Ano no VMA

Bitsmag
Lil Nas X viralizou primeiro no TikTok
Billy Ray Cyrus e Lil Nas X no VMA 2019

Desafio lançado no aplicativo e controvérsia em torno do gênero musical ajudaram a escalada nas paradas

Old Town Road, um rap com pitadas de música country (ou uma música country com pitadas de rap) tem quebrado todo tipo de recorde, bem como seu autor, o artista Lil Nas X. A música foi lançada no Soundcloud no final de 2018 e ficou conhecida cerca de seis meses depois, quando foi postado um desafio no aplicativo TikTok. Um sample de um riff de guitarra de uma música do Nine Inch Nails foi comprado de um site na internet e é a base da música.

Líder de compartilhamento de vídeos curtos, o aplicativo TikTok, nome atual do que se chamava music.ly, sediou o desafio Yeehaw Challenge proporcionando a criatividade dos usuários reinterpretando a música.

Montero Lamar Hill, o rapper Lil Nas X, é da Georgia e sua colaboração com Billy Ray Cyrus, estrela do country e pai de Miley, se tornou sucesso número 1 da venerada lista da Billboard, Hot 100. Essa escalada de sucesso de um artista desconhecido não aconteceu sem controvérsia. A música inicialmente estava listada na parada country da Billboard que resolveu remover dessa lista porque havia muitas questões em torno da canção ser considerada ou não do gênero country, já que na verdade é cantada por um rapper (negro) e tem batida de rap.

A controvérsia também ajudou a música que acabou na parada geral e alcançou o número 1. Com essa listagem Lil Nas X conseguiu muito mais tempo de streaming, espaço em rádios e vendas. A música ficou também nas paradas específicas de rap, R&B e nos charts de streaming e vendas desses dois gêneros.

O debate em torno da música ser ou não country ajudou ao invés de prejudicar a escalada nas paradas. Quando a Billboard retirou a música da parada country, uma atitude rara e arbitrária, a controvérsia tomou conta das redes e ajudou a música na parada geral e também numa outra parada country, a de rádios do gênero. A persistência da canção na parada das rádios Country Airplay Chart mostra que há uma tolerância maior ao mix de gêneros.

Com oito indicações a prêmios do VMA – Video Music Awards da MTV, Lil Nas X saiu com dois prêmios: Canção do Ano e Melhor Direção de Clipe, os dois para Old Town Road.

Confira uma compilação de vídeos enviados ao TikTok e o clipe original que ganhou o prêmio de direção no VMA 2019.

Advertisements
Bitsmag

bitsmag-logotipo

NEWSLETTER!

Para receber atualizações do site e ofertas das nossas lindas obras de arte, toy art e livros, passe a fazer parte da nossa lista de e-mails. Enviamos informações sobre as novidades do Bitsmag e da Loja Bits