Confira e comente os principais indicados ao maior prêmio da TV
Neal Patrick Harris apresentou os indicados ao Emmy 2013 e vai ser o anfitrião da festa de premiação no dia 22 de setembro
Confira e comente os principais indicados ao maior prêmio da TV
Foram divulgadas na manhã de hoje, 18 de julho, as indicações ao prêmio Emmy 2013 que honra os melhores trabalhos da TV americana. A premiação acontece em 22 de setembro. Para quem desistiu da TV Globo há mais de 15 anos, como eu, essa premiação tem mais importância que o próprio Oscar, já que o melhor da produção audio-visual está sendo feito na televisão.
Este ano as indicações incluem trabalhos feitos para a Internet, os seriados do canal de TV on demand Netflix, um ótimo sinal de que a TV está ficando cada vez mais abrangente. Praticamente todos os indicados em seriados, filmes para TV e minisséries foram ou estão sendo exibidos na TV paga no Brasil, incluindo a programação do Netflix.
Para se ter uma idéia do prestígio atual da TV na indústria do audio-visual, grandes nomes do cinema americano figuram entre os indicados. Michael Douglas e Matt Damon concorrem aos prêmios de melhor ator e ator coadjuvante respectivamente por seus papéis em Behind the Candelabra, dirigido por Stephen Soderbergh, também indicado ao Emmy de melhor diretor de filme para TV. Behind the Candelabra conta a história de Liberace e ainda está inédito no Brasil mas em breve deve ser exibido pelo canal HBO, produtor do filme.
Al Pacino e Helen Mirren estão indicados como melhor ator e melhor atriz por seus papéis em Phil Spector, filme também produzido pelo canal HBO e dirigido por David Mamet, também indicado. Sigourney Weaver está indicada por seu papel na mini-série Political Animals. Jeff Daniels é indicado a melhor ator de série de TV por seu papel em Newsroom, da HBO, em cartaz agora no Brasil. Jane Fonda é indicada a melhor atriz convidada no mesmo seriado.
Sou fã de todos os indicados. House of Cards, do Netflix é realmente um grande seriado e meu preferido como melhor série de drama. Kevin Spacey, outro ator renomado que vem do cinema, está indicado como melhor ator no papel de um político casado com a administradora de ONG interpretada por Robin Wright, também indicada como melhor atriz. A série mostra os bastidores da política e todos os podres, sem julgamento, tudo muito crú e realista, sem moralismo.
Outro seriado do Netflix agraciado com uma indicação ao Emmy é Arrested Development, que já foi do canal Fox e, em 3 temporadas, angariou fãs incondicionais que lutaram junto com a produção da série para seu retorno que acabou acontecendo este ano. Jason Bateman, ator principal e produtor da série está indicado como melhor ator de comédia.
Seu colega de elenco, Tony Hale, também é indicado ao Emmy 2013, como ator coadjuvante, mas por seu papel no seriado Veep, da HBO. Veep, que recebe indicações de melhor seriado de comédia, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante é, na minha humilde opinião, a melhor série de comédia de 2013. É absolutamente hilariante o seriado que, como House of Cards, acompanha os bastidores da política. Julia Louis-Dreyfus, a antológica Elaine de Seinfeld, é Selina Meyer, vice-presidente dos Estados Unidos. Ela e sua comitiva se estressam por tudo que há de mais superficial e supérfluo na política, mostrando que o cargo é praticamente um acessório na Casa Branca.
Downton Abbey, seriado-febre da TV americana, algo surpreendente por se tratar de produção do canal PBS, uma TV educativa, recebeu diversas indicações. Exibido no Brasil pelo canal GNT e também disponível em DVD Downton Abbey está indicado como melhor seriado de drama, melhor ator em seriado (Hugh Boneville), melhor triz (Michelle Dockery), atriz coadjuvante (Maggie Smith) e ator coadjuvante (Jim Carter).
Mad Men continua sua carreira de campeão de indicações. Em 2013 concorre a melhor seriado de drama, melhor ator (John Hamm), melhor atriz (Elizabeth Moss) e melhor atriz coadjuvante (Christina Hendricks). Outro seriado veterano Breaking Bad, que chega a sua última temporada, vem com várias indicações: melhor seriado de drama, melhor ator (Bryan Cranston), e duas indicações para melhor ator coadjuvante (Aaron Paul e Jonathan Banks).
Game of Thrones, seriado da HBO com picos de audiência no mundo todo, também vem com várias indicações: melhor seriado de drama, melhor ator coadjuvante (Peter Dinklage) e melhor atriz coadjuvante (Emilia Clarke). O grande ganhador do ano passado, o seriado Homeland, repete as indicações, incluindo a da atriz brasileira Morena Baccarin que pode levar em 22 de setembro a estatueta de melhor atriz coadjuvante em seriado de drama. Claire Danes e Damien Lewis, ganhadores no ano passado, estão indicados novamente este ano como melhor atriz e ator de série dramática. Eu particularmente prefiro House of Cards ou Mad Men a este drama sobre uma agente da CIA e um ex soldado americano que foi capturado por terroristas. O assunto já está bem “vencido”, mas torço por Morena.
Confira abaixo as indicações do Emmy 2013 nas principais categorias. Para lista completa de indicados clique no link oficial do prêmio Emmy.
Melhor seriado – Drama
Breaking Bad
Downton Abbey
Game of Thrones
Homeland
House of Cards
Mad Men
Melhor seriado – Comédia
30 Rock
Girls
Louie
Modern Family
The Big Bang Theory
Veep
Melhor filme para TV ou mini-série
American Horror Story
Behind the Candelabra
Phil Spector
Political Animals
The Bible
Top of the lake
Atriz principal em seriado – Drama
Vera Farmiga – Bates Motel
Michelle Dockery – Downton Abbey
Claire Danes – Homeland
Robin Wright – House of Cards
Elizabeth Moss – Mad Men
Connie Britton – Nashville
Kerry Washington – Scandal
Ator principal em seriado – Drama
Bryan Cranston – Breaking Bad
Hugh Boneville – Downton Abbey
Damian Lewis – Homeland
Kevin Spacey – House of Cards
Jon Hamm – Mad Men
Jeff Daniels – The Newsroom
Atriz coadjuvante – Drama
Anna Gunn – Breaking Bad
Maggie Smith – Downton Abbey
Emilia Clarke – Game of Thrones
Morena Baccarin – Homeland
Christina Hendricks – Mad Men
Christine Baranski – The Good Wife
Ator coadjuvante – Drama
Bobby Cannavale – Boardwalk Empire
Jonathan Banks – Breaking Bad
Aaron Paul – Breaking Bad
Jim Carter – Downton Abbey
Peter Dinklage – Game of Thrones
Mandy Patinkin – Homeland
Atriz principal – Comédia
Tina Fey – 30 Rock
Laura Dern – Enlightened
Lena Dunham – Girls
Edie Falco – Nurse Jackie
Amy Poehler – Parks and Recreation
Julia Louis-Dreyfus – Veep
Ator principal – Comédia
Alec Baldwin – 30 Rock
Jason Bateman – Arrested Development
Matt LeBlanc – Episodes
Don Cheadle – House of Lies
Louis C.K. – Louie
Jim Parsons – The Big Bang Theory
Atriz coadjuvante – Comédia
Jane Krakowski – 30 Rock
Jane Lynch – Glee
Sofia Vergara – Modern Family
Julie Bowen – Modern Family
Mayim Bialik – The Big Bang Theory
Anna Chlumski – Veep
Ator coadjuvante – Comédia
Adam Driver – Girls
Jesse Tyler Ferguson – Modern Family
Ed O’Neill – Modern Family
Ty Burrell – Modern Family
Tony Hale – Veep
Bill Hader – Saturday Night Live
Melhor ator em mini-série ou filme para TV
Michael Douglas em Behind the Candelabra
Matt Damon em Behind the Candelabra
Benedict Cumberbatch em Parade’s End
Al Pacino em Phil Spector
Toby Jones – The Girl
Melhor atriz em mini-série ou filme para TV
Jessica Lange em American Horror Story
Helen Mirren em Phil Spector
Laura Linney em The Big C: Hereafter
Sigourney Weaver em Political Animals
Elizabeth Moss em Top of the Lake
O que você achou das indicações? Comente: