Netflix entra na lista dos indicados ao EMMY 2013


Bitsmag

Emmy 2013

Confira e comente os principais indicados ao maior prêmio da TV

emmy-2013
Neal Patrick Harris apresentou os indicados ao Emmy 2013 e vai ser o anfitrião da festa de premiação no dia 22 de setembro

Confira e comente os principais indicados ao maior prêmio da TV 

Foram divulgadas na manhã de hoje, 18 de julho, as indicações ao prêmio Emmy 2013 que honra os melhores trabalhos da TV americana. A premiação acontece em 22 de setembro. Para quem desistiu da TV Globo há mais de 15 anos, como eu, essa premiação tem mais importância que o próprio Oscar, já que o melhor da produção audio-visual está sendo feito na televisão. 

 

Este ano as indicações incluem trabalhos feitos para a Internet, os seriados do canal de TV on demand Netflix, um ótimo sinal de que a TV está ficando cada vez mais abrangente. Praticamente todos os indicados em seriados, filmes para TV e minisséries foram ou estão sendo exibidos na TV paga no Brasil, incluindo a programação do Netflix. 

 

Para se ter uma idéia do prestígio atual da TV na indústria do audio-visual, grandes nomes do cinema americano figuram entre os indicados. Michael Douglas e Matt Damon concorrem aos prêmios de melhor ator e ator coadjuvante respectivamente por seus papéis em Behind the Candelabra, dirigido por Stephen Soderbergh, também indicado ao Emmy de melhor diretor de filme para TV. Behind the Candelabra conta a história de Liberace e ainda está inédito no Brasil mas em breve deve ser exibido pelo canal HBO, produtor do filme.

 

Al Pacino e Helen Mirren estão indicados como melhor ator e melhor atriz por seus papéis em Phil Spector, filme também produzido pelo canal HBO e dirigido por David Mamet, também indicado. Sigourney Weaver está indicada por seu papel na mini-série Political Animals.  Jeff Daniels é indicado a melhor ator de série de TV por seu papel em Newsroom, da HBO, em cartaz agora no Brasil. Jane Fonda é indicada a melhor atriz convidada no mesmo seriado. 

 

Sou fã de todos os indicados. House of Cards, do Netflix é realmente um grande seriado e meu preferido como melhor série de drama. Kevin Spacey, outro ator renomado que vem do cinema, está indicado como melhor ator  no papel de um político casado com a administradora de ONG interpretada por Robin Wright, também indicada como melhor atriz. A série mostra os bastidores da política e todos os podres, sem julgamento, tudo muito crú e realista, sem moralismo. 

 

Outro seriado do Netflix agraciado com uma indicação ao Emmy é Arrested Development, que já foi do canal Fox e, em 3 temporadas, angariou fãs incondicionais que lutaram junto com a produção da série para seu retorno que acabou acontecendo este ano. Jason Bateman, ator principal e produtor da série está indicado como melhor ator de comédia.

 

Seu colega de elenco, Tony Hale, também é indicado ao Emmy 2013, como ator coadjuvante, mas por seu papel no seriado Veep, da HBO. Veep, que recebe indicações de melhor seriado de comédia, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante é, na minha humilde opinião, a melhor série de comédia de 2013. É absolutamente hilariante o seriado  que, como House of Cards, acompanha os bastidores da política. Julia Louis-Dreyfus, a antológica Elaine de Seinfeld, é Selina Meyer, vice-presidente dos Estados Unidos. Ela e sua comitiva se estressam por tudo que há de mais superficial e supérfluo na política, mostrando que o cargo é praticamente um acessório na Casa Branca. 

 

Downton Abbey, seriado-febre da TV americana, algo surpreendente por se tratar de produção do canal PBS, uma TV educativa, recebeu diversas indicações. Exibido no Brasil pelo canal GNT e também disponível em DVD Downton Abbey está indicado como melhor seriado de drama, melhor ator em seriado (Hugh Boneville), melhor triz (Michelle Dockery), atriz coadjuvante (Maggie Smith) e ator coadjuvante (Jim Carter).

 

Mad Men continua sua carreira de campeão de indicações. Em 2013 concorre a melhor seriado de drama, melhor ator (John Hamm), melhor atriz (Elizabeth Moss) e melhor atriz coadjuvante (Christina Hendricks). Outro seriado veterano Breaking Bad, que chega a sua última temporada, vem com várias indicações: melhor seriado de drama, melhor ator (Bryan Cranston), e duas indicações para melhor ator coadjuvante (Aaron Paul e Jonathan Banks).

 

Game of Thrones, seriado da HBO com picos de audiência no mundo todo, também vem com várias indicações: melhor seriado de drama, melhor ator coadjuvante (Peter Dinklage) e melhor atriz coadjuvante (Emilia Clarke). O grande ganhador do ano passado, o seriado Homeland, repete as indicações, incluindo a da atriz brasileira Morena Baccarin que pode levar em 22 de setembro a estatueta de melhor atriz coadjuvante em seriado de drama. Claire Danes e Damien Lewis, ganhadores no ano passado, estão indicados novamente este ano como melhor atriz e ator de série dramática. Eu particularmente prefiro House of Cards ou Mad Men a este drama sobre uma agente da CIA e um ex soldado americano que foi capturado por terroristas. O assunto já está bem “vencido”, mas torço por Morena.

 

Confira abaixo as indicações do Emmy 2013 nas principais categorias. Para lista completa de indicados clique no link oficial do prêmio Emmy

 

Melhor seriado – Drama

Breaking Bad

Downton Abbey

Game of Thrones

Homeland

House of Cards

Mad Men

 

Melhor seriado – Comédia

30 Rock

Girls

Louie

Modern Family

The Big Bang Theory

Veep

 

Melhor filme para TV ou mini-série

American Horror Story

Behind the Candelabra

Phil Spector

Political Animals

The Bible

Top of the lake

 

Atriz principal em seriado – Drama

Vera Farmiga – Bates Motel

Michelle Dockery – Downton Abbey

Claire Danes – Homeland

Robin Wright – House of Cards

Elizabeth Moss – Mad Men

Connie Britton – Nashville

Kerry Washington – Scandal

 

Ator principal em seriado – Drama

Bryan Cranston – Breaking Bad

Hugh Boneville – Downton Abbey

Damian Lewis – Homeland

Kevin Spacey – House of Cards

Jon Hamm – Mad Men

Jeff Daniels – The Newsroom

 

Atriz coadjuvante – Drama

Anna Gunn – Breaking Bad

Maggie Smith – Downton Abbey

Emilia Clarke – Game of Thrones

Morena Baccarin – Homeland

Christina Hendricks – Mad Men

Christine Baranski – The Good Wife

 

Ator coadjuvante – Drama

Bobby Cannavale – Boardwalk Empire

Jonathan Banks – Breaking Bad

Aaron Paul – Breaking Bad

Jim Carter – Downton Abbey

Peter Dinklage – Game of Thrones

Mandy Patinkin – Homeland

 

Atriz principal – Comédia

Tina Fey – 30 Rock

Laura Dern – Enlightened

Lena Dunham – Girls

Edie Falco – Nurse Jackie

Amy Poehler – Parks and Recreation

Julia Louis-Dreyfus – Veep

 

Ator principal – Comédia

Alec Baldwin – 30 Rock

Jason Bateman – Arrested Development

Matt LeBlanc – Episodes

Don Cheadle – House of Lies

Louis C.K. – Louie

Jim Parsons – The Big Bang Theory

 

Atriz coadjuvante – Comédia

Jane Krakowski – 30 Rock

Jane Lynch – Glee

Sofia Vergara – Modern Family

Julie Bowen – Modern Family

Mayim Bialik – The Big Bang Theory

Anna Chlumski – Veep

 

Ator coadjuvante – Comédia

Adam Driver – Girls

Jesse Tyler Ferguson – Modern Family

Ed O’Neill – Modern Family

Ty Burrell – Modern Family

Tony Hale – Veep

Bill Hader – Saturday Night Live

 

Melhor ator em mini-série ou filme para TV

Michael Douglas em Behind the Candelabra

Matt Damon em Behind the Candelabra

Benedict Cumberbatch em Parade’s End

Al Pacino em Phil Spector

Toby Jones – The Girl

 

Melhor atriz em mini-série ou filme para TV

Jessica Lange em American Horror Story

Helen Mirren em Phil Spector

Laura Linney em The Big C: Hereafter

Sigourney Weaver em Political Animals

Elizabeth Moss em Top of the Lake

 

O que você achou das indicações? Comente:

Bitsmag