Festival Tela Negra: o Cinema do Blaxploitation exibe filmes e a música negra americana dos anos 70

shaft 02

Festival Tela Negra: o Cinema do Blaxploitation exibe o cinema e a música negra americana dos anos 70

As trilhas sonoras fantásticas regadas a soul music e funk, a moda das ruas de N.York com muitos penteados black power, calças boca de sino (ou pata de elefante), o sapato “cavalo de aço” e o bigodão. Estes elementos estão sempre presentes como pano de fundo nos filmes blaxploitation. Na temática muita ação em enredos sobre máfia, drogas e sexo. 

Para relembrar este momento frutífero que fez parte da melhor safra do cinema americano até hoje, a dos anos 70, o CCBB no Rio e em São Paulo e o Cine Sesc em São Paulo a mostra Tela Negra: o Cinema do Blaxploitation.

Óbvio que está agendado o maior clássico do gênero, Shaft, cuja trilha sonora é antológica e contém a música tema homônima, de Isaac Hayes. O filme de 1971 virou série de TV nos anos 70 e teve um remake no ano 2000. No papel título o maior astro dos filmes blaxploitation, Richard Roundtree que, no remake de 2000, fez uma ponta como tio do Shaft, interpretado por Samuel L. Jackson. 

Quem também não poderia faltar é a atriz Pam Grier, musa máxima do gênero. Pam está em Bucktown, de 1975 e em Coffy, de 1973. Seu maior sucesso, Foxy Brown, de 1974, infelizmente não está programado. Décadas depois Pam Grier teve sua carreira retomada com o ótimo Jackie Brown, libelo blaxploitation de Quentin Tarantino, com Pam Grier e Robert De Niro, também incluído na programação.

Além dos filmes está programado também um show, Wattstax. Promovido pela gravadora Stax no estádio Los Angeles Memorial Coliseum, no verão de 1972 e apresentado pelo ator Richard Pryor, Wattstax teve apresentações de Isaac Hayes e de Staple Singers entre outros grandes nomes da música negra americana da época e que foi grande inspiração para o movimento Black Rio, no Brasil. O Wattstax foi considerado o Woodstock da música negra.

Confira a programação completa no Rio e em São Paulo no site oficial: http://blaxploitation.com.br/

 

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments