Designer alemã cria para grife fast fashion japonesa Uniqlo
Estilista alemã cria para grife fast fashion japonesa Uniqlo
A grife Uniqlo é o equivalente japonês da Top Shop e da Zara. É a cadeia fast fashion japonesa que vai ser a responsável por trazer a designer de moda alemã Jill Sander de volta à indústria da moda. Sander vendeu sua marca para a Prada em 1999 mas seu relacionamento com o CEO Patrizio Bertelli foi muito conturbado e ela saiu de sua própria grife em 2000. Basicamente Jill Sander não quis fazer cortes de custos e aceitar diversas ações para diminuir os preços de produção. Em 2003 Jill Sander voltou à empresa mas ficou somente por um ano, demitindo-se definitivamente em 2004. Desde 2005 a grife Jill Sander tem criação de Raf Simons.
Desde setembro de 2008 a grife que leva seu nome é de propriedade da Onward, uma empresa japonesa e agora a designer alemã vai fazer uma consultoria para a Uniqlo na criação de roupas femininas e masculinas, além de acessórios e vestuário infantil. Vai ser desenvolvida também nessa parceria uma linha especial da Uniqlo com estilo minimalista, marca registrada de Jill Sander. Essa coleção deverá ser lançada para o outono-inverno 2009/2010.
A Uniqlo já fez anteriormente parcerias com designers como Philip Lim, Alexander Wang e Alice Roi através do projeto Designers Invitation Project, mas esta é a primeira vez que a marca de fast fashion estabelece uma relação mais duradoura com uma designer de grande peso como Jill Sander.
A Uniqlo, apesar da recessão japonesa, está crescendo cada vez mais.