Instalação ainda deve ser transportada da antiga locação do museu no Recreio
Se você até agora não tinha uma boa desculpa para se deslocar até a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, agora tem. A dupla de grafiteiros Os Gêmeos criou exclusivamente para o Museu Casa do Pontal a instalação, O Bunker.
O Museu Casa do Pontal, em atividade há 40 anos, reúne o maior acervo de arte popular brasileira e, tombado, é referência cultural do Rio de Janeiro com 8500 obras de arte popular brasileira.
Os Gêmeos foram convidados pela curadora Angela Mascelani para realizar uma obra promovendo o diálogo com a arte popular brasileira que integra o acervo do Museu Casa do Pontal. A ideia é discutir o papel transformador da arte a partir da proposta crítica de Os Gêmeos.
A instalação O Bunker faz parte do acervo permanente do museu.
Quando o Museu Casa do Pontal nos convidou a fazer uma obra original para seu espaço, sentimos a necessidades de falar um pouco sobre a importância de voltarmos nossa atenção para a cultura popular. Nossa escolha foi trabalhar com um símbolo forte. O Bunker preserva, guarda, protege e serve como templo para reflexões. A arte engajada desperta e amplia o interesse por muitos assuntos às vezes esquecidos, e que precisam ser discutidos e respeitados
revelam Os Gêmeos sobre a inspiração da obra
Em 2014 o Museu Casa do Pontal foi escolhido para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira.
Museu Casa do Pontal
Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, S/N – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22790-711 – Ao lado do condomínio Alphaville
De quinta a domingo das 10h às 18h.
Ingresso: grátis – contribuição sugerida: R$ 20