Rio de Janeiro recebe instalação permanente da dupla Os Gêmeos


Bitsmag

Instalação ainda deve ser transportada da antiga locação do museu no Recreio

Se você até agora não tinha uma boa desculpa para se deslocar até a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, agora tem. A dupla de grafiteiros Os Gêmeos criou exclusivamente para o Museu Casa do Pontal a instalação, O Bunker.

O Museu Casa do Pontal, em atividade há 40 anos, reúne o maior acervo de arte popular brasileira e, tombado, é referência cultural do Rio de Janeiro com 8500 obras de arte popular brasileira.

Os Gêmeos foram convidados pela curadora Angela Mascelani para realizar uma obra promovendo o diálogo com a arte popular brasileira que integra o acervo do Museu Casa do Pontal. A ideia é discutir o papel transformador da arte a partir da proposta crítica de Os Gêmeos.

A instalação O Bunker faz parte do acervo permanente do museu.

Quando o Museu Casa do Pontal nos convidou a fazer uma obra original para seu espaço, sentimos a necessidades de falar um pouco sobre a importância de voltarmos nossa atenção para a cultura popular. Nossa escolha foi trabalhar com um símbolo forte. O Bunker preserva, guarda, protege e serve como templo para reflexões. A arte engajada desperta e amplia o interesse por muitos assuntos às vezes esquecidos, e que precisam ser discutidos e respeitados

revelam Os Gêmeos sobre a inspiração da obra

Em 2014 o Museu Casa do Pontal foi escolhido para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira.

Museu Casa do Pontal
Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, S/N – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22790-711 – Ao lado do condomínio Alphaville
De quinta a domingo das 10h às 18h.
Ingresso: grátis – contribuição sugerida: R$ 20

Bitsmag