Iniciativa britânica promove leitura de cartas de figuras importantes da história
A grife de luxo das canetas Montblanc vem com uma iniciativa bem interessante. Para comemorar o décimo aniversário da Letters Live a Montblanc apoia todas as iniciativas do grupo durante um ano.
Mas o que é Letters Live? LettersLive é um evento de performances onde artistas e outros entusiastas da literatura interpretam cartas de pessoas famosas. O Letters Live já levou ao palco cartas de David Bowie, Mohandas Gandhi, Elvis Presley, Charlotte Bronte, James Baldwin e Che Guevara que foram lidas por atores, compositores, artistas pop e escritores como Benedict Cumberbatch, Olivia Colman, Ian McKellen, Kylie Minogue, Chiwetel Ejiofor, Nick Cave, Caitlin Moran, Gillian Anderson, Chimamanda Ngozi Adichie, Tom Hiddleston, Sanjeev Bhaskar, Stephen Fry e Jude Law. A primeira apresentação do Letters live foi em 2013 no Tabernacle, um espaço cultural de Londres.
Durante este ano a Montblanc apoia todas as iniciativas de celebração de correspondência literária da Letters Live, sejam os shows ao vivo como também em seu canal no YouTube.
A parceria será lançada publicamente no show Letters Live que acontecerá no Royal Albert Hall, em Londres, na quinta-feira, 16 de novembro de 2023.
Inicialmente desenvolvido como um evento único por Jamie Byng, CEO da editora Canongate Books, para celebrar a publicação de Shaun Usher‘s Letters of Note e To the Letter, Letters Live de Simon Garfield tornou-se uma joint venture entre Canongate, a produtora SunnyMarch, de Benetict Cumberbatch, e Shaun Usher em 2015. Durante a última década Letters Live realizou mais de cinquenta shows em todo o mundo, apresentando mais de 300 artistas internacionais e apoiou inúmeras instituições de caridade, incluindo Choose Love, First Story e National Literacy Trust.