Medida Provisória: filme de Lázaro Ramos é exibido no festival SXSW 2021


Bitsmag

Filme mostra futuro de república fascista não muito distante

Um dos destaques do festival de cinema do SXSW 2021 é o filme brasileiro Medida Provisória, de Lázaro Ramos. Com Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Emicida e Flávio Bauraqui no elenco, o filme tem como protagonista Alfred Enoch do seriado How to Get Away with Murder.

A dramédia distópica mostra um futuro não muito distante, num Brasil ocupado por um governo fascista. Uma nova lei exige que afro descendentes sejam enviados à força para a África. Uma perseguição se põe em curso e os capturados são deportados.

André (Seu Jorge) é um jornalista independente que vive com seu primo Antonio (Alfred Enoch) e sua namorada Capitu (Taís Araújo). Adriana Esteves é a burocrata racista encarregada de executar a nova lei. Renata Sorrah é a vizinha fofoqueira.

O filme tem fotografia deslumbrante e trilha sonora primorosa. O diretor de fotografia argentino Adrian Teijido apresenta uma verdadeira homenagem visual ao Rio de Janeiro. Medida Provisória tem como locações os bairros da Glória, Santa Teresa e Aterro do Flamengo com imagens lindíssimas.

Lázaro Ramos teve o cuidado de inserir diversas alusões à cultura brasileira, em detalhes como o nome da rua Machado de Assis ou o nome da personagem de Taís Araújo, Capitu.

Medida Provisória é uma adaptação para o cinema da peça de teatro A Namíbia Não de Aldri Anunciação. O autor escreveu também a adaptação para cinema e ganhou o prêmio de melhor roteiro no Indie Memphis Film Festival. O filme começou a ser produzido em 2012 e foi filmado em 2019. Selecionado para o SXSW de 2020, o festival foi cancelado às vésperas. Medida Provisória também passou pelo festival PAFF (Pan African Film Festival) onde foi considerado “o melhor filme brasileiro desde Cidade de Deus”.

A trilha belíssima tem composições próprias e outras selecionadas por Plínio Profeta.

Sem data de lançamento, Medida Provisória segue com suas apresentações em festivais internacionais. Inédito no Brasil, o filme ainda não tem data de estreia.

É uma belíssima participação do Brasil no festival SXSW 2021.

Bitsmag