Aleijadinho vive em Realidade Virtual e Aumentada


Bitsmag

Museu de Ouro Preto abre exposição de Realidade Virtual e Realidade Aumentada

O Museu da Inconfidência de Ouro Preto abre em 11 de novembro a exposição Aleijadinho Virtual – O Primeiro Artista Brasileiro. Na mostra os visitantes poderão acessar as obras do artista mineiro através de uma experiência interativa em realidade virtual e uma exibição das obras em realidade aumentada. 

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, era negro e alforriado, filho de um português com uma mulher africana escravizada. Ele já era um artista conhecido quando foi acometido por uma doença misteriosa. Ele criou um estilo próprio de escultura e arquitetura brasileira, sobretudo arte sacra. Faleceu em 18 de novembro de 1814 e sua obra é a representativa do barroco e rococó brasileiro.

As obras de Aleijadinho foram escaneadas em 3D, um processo que contou com parceria do Museu da Inconfidência, o Museu Congonhas, o IPHAN, as Secretarias de Cultura de Ouro Preto e Congonhas e as Arquidioceses de Mariana e Ouro Preto.

Foi utilizado um processo chamado fotogrametria pelo qual foram criados registros fotográficos detalhados das peças e modelos em 3D de alta resolução.

A mostra tem dois momentos: uma experiência interativa em realidade virtual (VR), e uma exposição de obras do artista em realidade aumentada (AR).

Na experiência VR há três estações de realidade virtual de última geração, com sessões individuais a cada 15 minutos em cada uma delas. O público poderá agendar gratuitamente um horário e ao colocar os óculos será transportado para um encontro virtual com Aleijadinho em meio as suas obras mais famosas em Ouro Preto e Congonhas.

Os visitantes poderão se movimentar dentro da experiência, interagir com objetos e até mesmo esculpir um dos 12 Profetas de Aleijadinho enquanto o Mestre os guia no ofício. A experiência VR é aberta para maiores de 12 anos.

Já a exposição em realidade aumentada vai mostrar dezenas de obras de Aleijadinho digitalmente em 3D. O público poderá ver as peças em realidade aumentada pelas câmeras de celulares. 

A coleção completa de modelos 3D será disponibilizada para as equipes do IPHAN, Museu da Inconfidência e Museu Congonhas, e poderão ser usadas futuramente por pesquisadores da área ligados a estas instituições. A partir do dia 15 de dezembro a exposição segue para Congonhas.

O Studio KwO XR é um estúdio carioca especializado em criar experiências em realidade virtual e aumentada para clientes e parceiros ao redor do mundo, assim como projetos autorais para o grande público. Pioneiro no setor imersivo brasileiro, o KwO conquistou o Emmy 2020 em Novas Abordagens em Documentário por sua participação em Awavena; em 2023, conquistou o prêmio de Melhor Experiência VR com Tinta & Fogo no Laval Virtual, o maior festival VR da Europa.

Hoje em dia ninguém quer viver passivamente como se fazia no passado; queremos interagir, trocar. E é isso que vamos fazer em Aleijadinho Virtual: interagir em primeira mão com o primeiro grande artista brasileiro, utilizando a tecnologia para facilitar essa ponte entre o passado e o futuro, levando o físico para o digital, e nos convidando a fazer parte da História

explicou Francisco Almendra, diretor do projeto

Aleijadinho Virtual – O Primeiro Artista Brasileiro
De terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Museu da Inconfidência: Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico – Ouro Preto 
De 11 de novembro a 10 de dezembro
Grátis

Experiência interativa VR: agendar pelo site . Classificação 12 anos.
Exposição virtual: sem agendamento prévio. Classificação livre.
Palestra gratuita aberta ao público:
Dia 10/11, às 18h, no Museu da Inconfidência, Ouro Preto (lugares limitados com agendamento prévio): A realidade virtual e as técnicas de digitalização 3D utilizadas no projeto Aleijadinho – O Primeiro Artista Brasileiro. Duração 1 hora.

Bitsmag