(matéria de julho de 2008)
Banda irlandesa vende quadro do pintor novairoquino por 10 milhões de dólares
Os integrantes do U2 venderam no recente leilão de arte contemporânea da Sotheby’s (1 de julho de 2008), em Londres, uma obra do início da carreira do pintor Jean-Michel Basquiat. O quadro Untitled (Pecho/Orecha), 1982-83, foi arrematado por cerca de 5 milhões de libras, ou 10 milhões de dólares (16 milhões de reais).
A pintura foi vista pela primeira vez pelo baixista do U2, Adam Clayton, em 1989, na Robert Miller Gallery de N.York. A banda comprou o quadro que ficou no estúdio do U2 em Dublin por quase duas décadas.
Untitled (Pecho/Orejo) foi pintado quando Basquiat tinha 22 anos e exibe uma sublime combinação de cacofonia imagética e economia de composição. A pintura exibe o desenho de uma cabeça, uma marca registrada dos quadros de Basquiat, e foi feita um ano antes do artista estourar com suas exibições em grandes galerias como a Gagosian em Los Angeles e Bruno Bischofberger em Zurique, a quem ele foi apresentado por Andy Warhol. Annina Nosei foi a primeira marchand de Basquiat, e o artista se mudou para um estúdio no porão da galeria dela no início da carreira que durou pouco, acabando abruptamente com uma overdose de heroína, em 1988, um ano depois da morte de Andy Warhol. Toda essa história é mostrada no filme Basquiat, de Julian Schnabel.
Untitled (Pecho/Oreja) não conseguiu bater o recorde em leilões para obras de Basquiat. Em maio de 2007 a casa de leilões Sotheby’s estabeleceu o recorde com Untitled, de 1981, que foi vendida por 14.6 milhões de dólares em N.York. Em novembro de 2007 Untitled (Electric Chair), 1981-82, foi vendida por 11.8 milhões e Untitled (Prophet I), do mesmo período, foi vendida por 9.5 milhões em maio de 2008.
Veja um trecho do documentário State of the Art com Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol.