Boutique hotel ecológico

Bitsmag

urbn-hotel-xangai.jpg

URBN de Xangai é o primeiro hotel carbono neutro da China 

Fica em Xangai, a cidade mais desenvolvida da China, o primeiro hotel carbono neutro do país. Inaugurado em janeiro de 2008 o URBN Hotels, Shanghai, dos empresários Jules Kwan e Scott Barrack, tem projeto arquitetônico da A00 Architecture que procurou utilizar ao máximo materiais reciclados, bem como equipamentos modernos para economia de água e energia.

O primeiro hotel carbono neutro da China oferece a cada hóspede seis metros quadrados de espaço verde. Na reforma do espaço, uma antiga fábrica desativada que também sediou um posto de correios, foram utilizados e preservados vários elementos que já existiam na construção. O foco do projeto foi utilizar materiais reciclados e os materiais novos tiveram de ser comprados de fabricantes locais que comprovaram produzir de maneira ética em relação ao meio-ambiente. Madeira e tijolos reciclados foram utilizados no projeto que tem muitos acabamentos de madeira, pedra e mesmo bambú, planta comum na China. A iluminação utilizada é de baixa voltagem em todo o hotel e os quartos, 26 ao todo, têm sistema de iluminação que visa a economia de energia.

Cada hóspede ganha créditos para abater de seu vôo no programa inventário de carbono. Esses cálculos de emissão e neutralização de carbono, os inventários de carbono, são realizados por empresas de consultoria com base nas emissões relativas a transporte, eletricidade, gás, despejo de resíduos e promoção de eventos, entre outros. Uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivale a um crédito de carbono, segundo a convenção criada nesse programa que não possui bases metodológicas aprovadas pela ONU – Organização das Nações Unidas.

O URBN de Xangai oferece vários serviços aos hóspedes para que eles possam se adaptar imediatamente ao estilo de bem estar e à cultura da cidade. Oferecem aulas de tai chi e yoga em ambientes tipicamente chineses, aulas de gastronomia chinesa ou aulas de Mandarim. Nos quartos é possível agendar tratamentos de acupuntura, banhos de ervas, kits de ginástica, massagens terapêuticas e serviços de beleza como manicure e pedicure.

Com design contemporâneo de inspiração asiática o URBN tem três suítes especiais com espaço entre 60 e 80 metros quadrados sendo que duas dessas suítes têm ainda 120 metros quadrados de terraço e uma tem um jardim particular com spa privativo e área de massagem. Todos os quartos e suítes possuem TV plana com serviço de cabo e satélite, internet banda larga sem fio grátis, aparelho de som e DVD e dispositivo para ouvir iPod. Quem não aguenta ficar sem video game pode pedir na recepção um aparelho. O hotel tem ainda um restaurante e lounge, o Roomtwentyeight, que fica no lobby do URBN. O design tem estilo dinamarquês que combina bastante com o design contemporâneo asiático do URBN. A cozinha é internacional com ênfase em pratos caseiros e simples.

O australiano de origem chinesa e irlandesa Jules Kwan, que vive na China a oito anos, tem experiência nos campos da construção e da publicidade.  O americano Scott Barrack, que vem de uma família de empresários do ramo imobiliário, mudou-se para a China em 1998 e desde então fundou e dirige vários empreendimentos imobiliários que levam em consideração um novo estilo de vida urbano e ecológico. Juntos, Jules e Scott fundaram a URBN Hotels & Resorts.

O URBN Hotel de Xangai é o primeiro de uma série de vinte hotéis que a dupla pretende construir na China nos próximos três anos em cidades como Pequim, Hangzhou, Dalian e Suzhou.

Veja fotos do URBN (clique na imagem para abrir a galeria):

Bitsmag