Bebel Gilberto no Circo Voador

Bitsmag

bebel-gilberto_circovoador.jpg

Bebel Gilberto se apresenta no Circo Voador

 bebel-gilberto_circovoador.jpg

Cantora se apresenta esta quinta no Rio

por: Divulgação

Após percorrer o mundo com o show Momento, com breve passagem pelo Brasil no ano passado, Bebel Gilberto retorna ao Rio de Janeiro para um reencontro histórico: cantará pela primeira vez no palco do novo Circo Voador, casa que ajudou a criar, ainda no Arpoador, nos anos 80. A apresentação única será no dia 6 de novembro, às 22h30. No dia 09 de novembro, a cantora faz um único concerto no SESC Campinas e depois segue para a capital paulista nos dias 11 e 12 de novembro, no SESC Pinheiros.

O show retorna ao país com novidades. “Na verdade, já estou me preparando para um outro momento”, brinca a cantora, que entra em estúdio para gravar novo disco em janeiro. “Mostrarei algumas músicas inéditas em primeiríssima mão e cantarei coisas que tenham a ver com a minha história, como Mulher Sem Razão, parceria minha com Cazuza e Dé Palmeira que a Adriana Calcanhotto acabou de resgatar”.

A banda que a acompanha também é quase inteiramente diversa da formação com a qual se apresentou no ano passado. Permanece apenas Masaharu Shimizu (guitarra e baixo), que tocará ao lado de Thomas Bartlett (piano e teclados), Magrus Borges (percussão), além de Pedro Baby (guitarra), que já trabalhou anteriormente com Bebel. “Aproveitei o reencontro com o Pedro Baby e incluí Acabou Chorare no repertório, pois além de ser um clássico dos Novos Baianos, o que tem tudo a ver com ele, essa canção foi criada em minha homenagem, pois essa era uma expressão que eu usei quando tinha apenas seis anos para tranqüilizar meus pais e indicar que não estava mais chorando”.

Bebel apresentará ainda Forever, parceria sua com o tecladista Thomas Bartlett, que costuma tocar com grupos como o The National e Antony and The Johnsons. A música faz parte do documentário They Killed Sister Dorothy, uma co-produção Brasil/ Estados Unidos, exibido na Mostra de Cinema de São Paulo deste ano.

Momento é também o cd homônimo de Bebel Gilberto, lançado no início do ano passado nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, a Sony BMG distribuiu o disco, apontado pela crítica como o trabalho mais maduro da carreira da cantora.

O show estreou em agosto de 2007 no Leste Europeu, percorreu os Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Cingapura e retornou para novas apresentações na Europa. Bebel afirma que procurou reproduzir o clima da sua casa em Nova Iorque para o palco. “Quero que as pessoas se sintam na minha sala. O show tem uma living room vibe”. A concepção de luz do espetáculo é de Ivan Marques e Erich Baptista, que assinou também o clipe de Momento.

A base do repertório permanece centrada no último cd, com destaque para as inéditas ‘Os novos yorkinos’ (Bebel Gilberto / Didi Gutman / Sabina Sciubba) e Cadê Você? (Bebel Gilberto / Guy Sigsworth), além da faixa-título, parceria dela com Masa Shimizu e Mauro Refosco. Estão presentes também as releituras de Night and Day (Cole Porter), Caçada (Chico Buarque) e Tranqüilo (Kassin). ‘Bring Back the Love (Bebel Gilberto / Didi Gutman / Sabina Sciubba) que ganhou roupagem eletrônica no cd, ressurge no palco em versão acústica.
 
O roteiro abre espaço também para canções dos álbuns anteriores de Bebel, como Aganju (Carlinhos Brown), Baby (Caetano Veloso) e River Song (Bebel Gilberto, Didi Gutman, Marius de Vries) – do cd Bebel Gilberto – e August Day Song (Chris Franck / Nina Miranda / Bebel Gilberto) e Samba da Benção (Baden Powell / Vinícius de Moraes), de Tanto Tempo, trabalho que projetou Bebel internacionalmente e vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo.
 
Bebel não esconde o entusiasmo sobre sua volta ao local que ajudou a criar. "Quero ver o Circo pegar fogo!", dispara, bem ao seu estilo.

Bebel Gilberto no Circo Voador
Data: 06 de novembro (quinta-feira)
Horário: 22h30
Abertura: 21h
Local: Circo Voador – Rua dos Arcos, S/N – Lapa – Rio de Janeiro
Telefone: (21)2533-0354
Preços: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Bitsmag