Gainsbourg


gainsbourg.png

Vida e obra de Serge Gainsbourg são revisitadas em biografia que estreia no Brasil este mês 

Na França Serge Gainsbourg é adorado como um Elvis Presley, ou como Roberto Carlos. Hoje conhecido também como pai da atriz e cantora Charlotte Gainsbourg, o “chansonnier” francês, morto em 1991, tem sido tema de inúmeras retrospectivas que reavivam sua música e sua vida memorável ao lado de beldades como Brigitte Bardot, Juliette Greco e Jane Birkin, mãe de Charlotte.

Em 2009 o SESC Paulista realizou uma ótima exposição retrospectiva de Serge Gainsbourg que mostrou como o cantor e compositor francês se metamorfoseou em várias fases de sua carreira e chegou a compor reggae nos anos 80, além de gravar uma música com Charlotte ainda adolescente que acabou sendo tachada de incestuoso.

Je T’aime Mois Non Plus, seu hit universalmente conhecido, foi gravado primeiro com Brigitte Bardot mas foi na desafinada voz de Jane Birkin (ela mesma, a modelo e atriz que deu nome à memorável bolsa Birkin de Hermès) que a canção se tornou onipresente no final dos anos 60. A música foi gravada inicialmente em 1967 com Brigitte Bardot, namorada de Gainsbourg na época, porém, pelo conteúdo sexual da letra, Bardot se recusou a lançar a gravação que só foi mostrada ao público vinte anos depois. Em 1969 Jane Birkin, que já tinha causado comoção com cenas de nudez no filme Blow Up de Antonioni, gravou a canção em dueto com Serge Gainsbourg. Em 1976 Serge Gainsbourg dirigiu um filme com o mesmo nome, com Birkin no papel de uma garota andrógina e Joe Dalessandro, muso de Andy Warhol, como o objeto de afeto da garota.

Claro que estava mais do que na hora de realizarem um filme que contasse a história de Serge Gainsbourg. Gainsbourg, filme do diretor de primeira viagem Joann Sfar, francês conhecido por seu trabalho como criador de histórias em quadrinhos, estreia no Brasil dia 8 de julho de 2011. As filmagens de Gainsbourg sofreram uma baixa, já na fase de finalização. A modelo e atriz Lucy Gordon, que faz o papel de Jane Birkin, se suicidou, deixando obviamente consternados todos na produção.

Confira o trailer:

Leave a comment