Canal TCM exibe homenagem a Stanley Kubrick

Bitsmag

stanley_kubrick.jpg

Boa chance para conhecer melhor o trabalho do diretor de Laranja Mecânica

stanley_kubrick.jpg

Stanley Kubrick: os 80 anos de um mestre do cinema no TCM

Por: Divulgação

No sábado, 26 de julho, a partir das 16h30min, o diretor norte-americano é homenageado com a exibição de quatro de seus maiores clássicos e um documentário especial.

Nascido no dia 26 de julho de 1928, na cidade de Nova York, Stanley Kubrick sempre foi um cineasta desafiador. Um dos últimos diretores com status de lenda, sempre enfrentou as convenções, e não há um único filme seu que tenha estreado sem gerar uma grande controvérsia. E justamente no dia em que completaria 80 anos de idade caso não tivesse falecido em março de 1999, o TCM homenageia a obra imortal de Kubrick com a exibição, na seqüência, de quatro de seus maiores clássicos. Para completar, um documentário especial sobre sua trajetória, dirigido por seu cunhado Jan Harlan e narrado pelo ator Tom Cruise – não por acaso, astro de seu derradeiro filme, de Olhos Bem Fechados (1999).
 
A celebração começa com Spartacus (1960), sobre a rebelião de todo um povo guiado pelas convicções de um escravo, setenta anos antes de Cristo. Na seqüência, em Glória Feita de Sangue (1957), Kubrick trata com fina ironia de um episódio real acontecido na Primeira Guerra Mundial, quando um comandante do exército francês teve que lidar com um motim em suas trincheiras. Dr. Fantástico (1964), por sua vez, injeta escárnio em um outro conflito, a Guerra Fria entre os EUA e a então Rússia comunista, ao mostrar um general insano prestes a iniciar um holocausto nuclear. E para encerrar, nada melhor do que a controversa visão de um futuro bem próximo, repleta da mais pura violência poética como a de Laranja Mecânica (1971).

No documentário Stanley Kubrick: Imagens de uma Vida (2001), alguns dos nomes mais consagrados de Hollywood rendem suas homenagens à intensidade genial de Kubrick, como os diretores Woody Allen, Martin Scorsese e Steven Spielberg , os atores Nicole Kidman, Jack Nicholson, Malcolm McDowell e Peter Ustinov, e o autor do livro que deu origem a 2001: Uma Odisséia no Espaço, Arthur C. Clarke.
 
Confira a programação da homenagem à Stanley Kubrick, que acontece neste sábado, dia 26 de julho:
 
16h30min – SPARTACUS (Spartacus)
19h40min – GLÓRIA FEITA DE SANGUE (Paths of Glory)
21h10min – DR.FANTÁSTICO (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb)
22h50min – STANLEY KUBRICK: IMAGENS DE UMA VIDA (Stanley Kubrick: A Life in Pictures)
01h20min – LARANJA MECÂNICA (A Clockwork Orange)
 
No TCM o assinante encontra os melhores clássicos mundiais, desde a época de ouro do cinema, até as séries que fizeram história na televisão. O TCM Classic Hollywood transmite 24 horas de programação sem cortes comerciais para a América Latina e Caribe; em espanhol, inglês e português. O TCM Classic Hollywood está disponível pelo sistema Sky e TVA Digital de TV por assinatura e alcança 12 milhões de domicílios na América Latina.

Bitsmag