Confusão na entrada dos desfiles

Bitsmag

anna-delo-russo-bill-cunningham
Vídeo reflete sobre o fenômeno dos fotógrafos de street style e as blogueiras de moda

anna-delo-russo

Vídeo reflete sobre o fenômeno dos fotógrafos de street style e as blogueiras de moda

É possível notar farpas de indignação e um pouco de ciúmes no depoimento do jornalista canadense Tim Banks, um veterano nas coberturas de moda mundiais. O vídeo Take My Picture é uma produção da revista Garage sobre o fenômeno das fotos de street style, principalmente durante as semanas de moda. De platéia especializada a verdadeiras estrelas comandando o atual show da moda, editoras de grandes revistas e outros veículos especializados mudaram radicalmente o foco das matérias da imprensa de moda.

O primeiro e mais célebre fotógrafo de street style é, sem dúvida, Bill Cunningham que mantém sua coluna no jornal The New York Times desde os anos 70. Na mesma linha, mas bem mais jovem, Scott Schuman desenvolve o bem sucedido blog Sartorialist onde posta fotos que faz diariamente nas ruas de N.York e de várias cidades do planeta. Uma coletânea dessas  fotos foi transformada no bem sucedido livro The Sartorialist e que inspirou vários outros do mesmo gênero.

O fenômeno das fotos de street style vem crescendo de forma assustadora, atrelado a outra onda da internet, a das blogueiras de moda que gerou uma legião de sites que têm tanta ou mais visibilidade que as revistas de moda. Estes blogs mostram looks diários de meninas de várias partes do mundo e já tem alguns campeões de audiência, como The Blonde Salad e Le Blog de Betty, os dois com versões em várias línguas, inclusive o português.

Entre blogueiras, editoras de moda, curiosos e exibicionistas que aparecem nos arredores das salas de desfile para serem fotografados, um novo circo da moda se formou e tem assustado o establishment da mídia especializada no assunto. Na verdade o movimento é de extrema importância, começou de maneira democrática e encheu de alegria um cenário que vivia impregnado de rostos tristes e entediados.
Não é fácil ser fotógrafo de street style. Para conseguir uma boa foto o blogueiro Scott Schuman leva o dia todo para achar alguém interessante nas ruas de N.York. No Brasil ninguém ainda se destacou nesse gênero de fotografia, mas a veterana de coberturas de moda, a fotógrafa Fernanda Calfat, acaba de lançar seu próprio blog de street style, o Style Du Jour.

Confira:

TAKE MY PICTURE from GARAGE Magazine on Vimeo.


 

Bitsmag