Rodarte em revista

Bitsmag

tutu-rodarte.jpg

Rodarte: Exposição no MOCA em Los Angeles exibe figurino de Cisne Negro 

tutu-rodarte.jpg

Exposição no MOCA em Los Angeles exibe figurino de Cisne Negro

Elas não foram indicadas ao Oscar pelo figurino lindíssimo de Cisne Negro, mas na próxima semana serão laureadas com uma exposição no MOCA, o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles. As irmãs Kate e Laura Mulleavy, detentoras da grife Rodarte, foram claramente injustiçadas nas indicações ao Oscar, no entanto o reconhecimento é enorme em seu país, os Estados Unidos.

No ano passado a Rodarte foi tema da exposição Quicktake: Rodarte no Cooper-Hewitt, National Design Museum de N.York e agora é tema de exposição no museu de Los Angeles sob a direção do colecionador e galerista novaiorquino Jeffrey Deitch, que fez o convite às irmãs. A mostra acontece no espaço PDC do MOCA, em West Hollywood, o mesmo que no ano passado sediou o evento James Franco/General Hospital, onde o astro indicado ao Oscar deste ano e também apresentador da cerimônia, gravou cenas de sua participação na novela de maior duração da história da TV americana, a General Hospital.

Para badalar a exposição, que se chama Rodarte: States of Matter, Jeffrey Deitch agendou para este fim de semana uma mostra relâmpago dos seis tutus usados por Natalie Portman em Cisne Negro, pegando uma carona no burburinho em torno do filme que concorre este domingo ao Oscar em várias categorias, incluindo melhor filme, direção e atriz.

Na mostra em si serão exibidas peças da Rodarte da coleção verão 2010, inverno 2010 e inverno 2008, além de todo o figurino criado para Cisne Negro. A exposição terá cerca de 25 peças que estarão colocadas como instalações, algumas estáticas e outras em movimento. As roupas escolhidas para a exposição serão principalmente em preto e branco. A exibição está sendo projetada pelo designer francês Alexandre de Betak, que já colaborou em desfiles com muitas das melhores grifes do mundo.

A característica principal do trabalho da Rodarte, que veste celebridades em tapetes vermelhos pelo mundo, é o desenvolvimento, criação e reconstrução de materiais têxteis. Os tecidos são modificados através de métodos de alteração e são tingidos, esticados, manchados, queimados e manipulados de formas incríveis. Os materiais que resultam desses processos são tricotados, bordados ou de alguma forma reconstituídos e costurados com pedaços de outros materiais como vinil, lã, cristais, macramé e couro, entre outros. Entre as influências as irmãs citam filmes de horror da época de Boris Karloff e Frankenstein e o trabalho do artista americano falecido Gordon Matta Clark, que teve exposições no Rio e em São Paulo no ano passado.

Veja abaixo um dos dos vestidos que estarão na exposição da Rodarte no MOCA a partir da próxima semana:

rodarte.jpg

Vídeo da exposição da Rodarte no Cooper-Hewitt, National Design Museum de N.York

{youtube}ANrBtALnpD8{/youtube}

 

 

Bitsmag