Stephan Doitischnoff mostra filme e faz palestra em São Paulo

Bitsmag

Tudo é Vaidade

Asceticismo e vaidade em pauta na palestra de Calma no MASP

Tudo vaidade

Asceticismo e vaidade em pauta na palestra de Calma logo mais no MASP

Logo mais, às 19 horas no MASP, o artista plástico Stephan Doitschinoff mostra em primeira mão o filme Tudo é Vaidade. Após a exibição do filme o artista faz uma palestra no Auditório do MASP. Com sorte ainda há vagas, portanto ligue no telefone 11-3521-5644.

Em 2010 Stephan fez uma performance durante sua exposição Cras, no Acervo da Choque. Inspirado pelas procissões e pela tradição das indulgências nos rituais populares, o artista que também é conhecido como Calma ressalta o papel da vaidade e como ela pode modificar ou mesmo corromper atos sublimes como a caridade e o altruísmo.

O filme mostra o desenvolvimento da performance que se extendeu por ruas e se ramificou em atos como o de trocar moedas em oratórios por pequenos cartões com mensagens do artista. Os performers tiveram seus rostos pintados de caveira, símbolo recorrente na obra de Calma, e usaram véus negros.

Tudo é vaidade conta com a participação da apresentadora Kika Martinez, da modelo Marina Dias e das atrizes Caca Manica e Tainá Müller. Com cinco minutos, o curta tem direção de fotografia de Rafael Levy, edição de Kauê Cabrera, numa parceria entre Movie&Art e Dinamo Filmes, com figurino de Marcelo Sommer.

Ainda em 2011, em dezembro, Calma estreia exposição em N.York, na galeria Jonathan Levine.

Bitsmag