Dismaland de Banksy poderia ser no Brasil

5760

Grafiteiro britânico abre parque da depressão no litoral do Reino Unido

A mais nova empreitada de Banksy se chama Dismaland e é um parque temático da depressão. Uma piada com a Disneylândia, o parque temático de Banksy está montado num parque que já existia e estava abandonado na região de Weston-super-Mare, litoral do Reino Unido. Segundo o próprio Banksy, Dismaland é um parque temático familiar impróprio para crianças pequenas. Além das 10 novas instalações de Banksy o parque exibe 58 obras de artistas escolhidos pelo grafiteiro britânico incluindo artistas desconhecidos e estrelas como Damien Hirst e Jenny Holzer.

A instalação mais contundente de Banksy no Dismaland é a da Cinderela. Uma princesa desmaiada ou morta dentro de sua carruagem, com a cabeça pendurada para fora e rodeada de paparazzi. Qualquer semelhança com Princesa Diana não deve ser mera coincidência.

Dismaland é o maior projeto de Banksy e foi financiado com dinheiro do próprio artista. A montagem aconteceu em segredo. Trabalhadores do parque diziam estar filmando um thriller chamado Grey Fox.

Apesar de ser uma brincadeira com a Disneylândia, Dismaland não tem imagens do Mickey. Uma das “atrações” do parque é uma loja que oferece empréstimos para crianças a 5.000% de juros. Não se sabe se Banksy se inspirou no Brasil para criar seu parque da depressão, mas não só essa “atração” do empréstimo tem tudo a ver com o país que tem uma das maiores taxas de juros do mundo, mas no Rio de Janeiro existe um parque bem parecido com Dismaland, a Terra Encantada. Inaugurado em 1998 o parque Terra Encantada já abriu sem terminar o castelo da princesa e durante os anos em que funcionou foi se deteriorando aos olhos dos visitantes. Hoje a Terra Encantada continua erguida e o terreno está fechado. É um cenário típico de filme de terror.

Banksy nem sabe, mas recriou o Brasil para os britânicos se divertirem… Ou chorarem…

Dismaland de Banksy:

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: