Chic no Creamfields

chic.jpg

Chic: Lenda da discoteca se apresenta no templo da música eletrônica

chic.jpg

Lenda da discoteca se apresenta no templo da música eletrônica

A música eletrônica finalmente paga tributo a um dos maiores precursores do som de pistas. A banda Chic ficou conhecida por sucessos eternizados da era da discoteca como Dance Dance Dance, Everybody Dance, Good Times e Le Freak. Em 24 de agosto próximo o produtor Nile Rodgers e o antológico Chic se apresentam naquele que é um dos maiores templos da música eletrônica contemporânea, o festival Creamfields, na Inglaterra. Ao lado de atualíssimos artistas como Hercules & Love Affair e Soulwax, o Chic se apresenta no palco principal do festival, no domingo.

Nile Rodgers, músico e ativista dos Black Panthers, grupo negro radical,  e o produtor Bernard Edwards, se conheceram em 1970 e formaram uma banda de rock que deveria ser uma versão negra do Kiss. Como não conseguiram um contrato com uma gravadora, numa época em que não se concebia uma banda de rock de negros, continuaram tocando em várias bandas e grupos de soul e R&B e em 1977, ao lado do baterista Tony Thompson, formaram o Chic, com a ajuda da cantora Norma Jean Wright. O primeiro álbum do Chic, que saiu com esse nome, tinha os hits Dance Dance Dance e Everybody Dance que logo se tornaram sucessos no mundo todo. Outro sucesso estrondoso da era disco, a cantora Sister Sledge, também tinha o toque da produção de Nile Rodgers. Outros músicos e cantores se juntaram à banda que fez sucesso ininterrupto até o início dos anos 80, quando começou um movimento de decadência da discoteca. Foi então quando o Chic se separou pela primeira vez

Nile Rodgers e Bernard Edwards tiveram papel importantíssimo na música pop dos anos 80. Juntos produziram o álbum de maior sucesso de Diana Ross, e também o mais dançante, Diana, que tem os hits Upside Down e I’m Coming Out. Nile Rodgers foi co-produtor do álbum Like a a Virgin, de Madonna e de Let’s Dance, o álbum de maior vendagem na carreira de David Bowie. Em Holiday, primeiro sucesso de Madonna, quase todos os integrantes do Chic tocaram. E a lista de grandes sucessos pop dos anos 80 continua no currículo de Nile Rodgers como produtor, incluindo o primeiro álbum solo de Debbie Harry, Notorious do Duran Duran e o álbum Riptide de Robert Palmer que tem o single Addicted to Love, talvez a música mais representativa do pop dos anos 80.

Em 1992 o Chic voltou a fazer shows e lançaram um single, Chic Mystique, que fez sucesso principalmente no remix do Masters of Work. Numa versão da banda que incluiu Steve Winwood, Sister Sledge e Slash do Guns n’ Roses, eles fizeram uma turnê pelo Japão em 1996 and 1997, com grande sucesso. No meio da turnê Bernard Edwards morreu de repente, de pneumonia. Com um novo baixista o Chic continua até hoje a tocar.

O Chic foi indicado para o Rock and Roll Hall of Fame quatro vezes (2003, 2006, 2007 e 2008) e em 2005 a banda foi homenageada no Dance Music Hall of Fame. Em 1992, com apenas 40 anos, Nile Rodgers recebeu um Grammy pelo conjunto da obra, um “Life Achievement Award". Em 2006 Nile Rodgers e o Chic se apresentaram no festival Sonar de Barcelona, palco das mais novas tendências musicais.

Hoje Nile Rodgers tem um selo de produção musical para video games, o Sumthing Else Music Works, continua a produzir para outros artistas e tem planos para o lançamento de um novo álbum do Chic. A trilha do videogame Halo é de Rodgers.

Em entrevista à revista DJ Mag Nile Rodgers fala sobre samplers e sua visão bastante avaçada sobre isso. Basicamente ele concorda e inclusive gosta que sampleiem seu trabalho. Como produtor ele fez recentemente a trilha do filme Semi Pro de Will Farrell e está preparando a trilha sonora de uma peça na Broadway. A peça conta a história do empresário Leonard Harper que agenciou músicos negros nos anos 20 e 30 do século passado, gente como Louis Armstrong, Cab Calloway e Fats Waller.

E o Chic continua na pauta de Nile Rodgers, com uma turnê e um novo álbum, em breve.

Veja abaixo vários vídeos do Chic, incluindo apresentações recentes no Sonar (Barcelona) e na Noruega.

Confira no Coletivo Bits vídeos dos artistas produzidos por Nile Rodgers nos anos 80: Madonna, David Bowie, Robert Palmer e Duran Duran.  

Good Times com Nile Rodgers e o Chic, apresentação na Noruega, 2007:

{youtube}_1jZxWhzhwA{/youtube}

Apresentação de Nile Rodgers e o Chic no Sonar, Barcelona, 2006:

{youtube}YjHoBM3q02w{/youtube}

Dance Dance Dance:

{youtube}qUP5D61DC6I{/youtube}

Everybody Dance:

{youtube}RFQcOrqQLN8{/youtube}

Le Freak:

{youtube}EeJ1c9YOzvM{/youtube}

 

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: