Canal Arte 1 exibe Popping Up


Canal Arte 1 exibe Popping Up

Popping Up  fala de arte lowbrow, pop surrealismo e toy art


VEJA O TRAILER – Documentário fala de arte lowbrow, pop surrealismo e toy art mostrando entrevistas com artistas americanos como Ron English, Kenny Scharf, Tara McPherson, Winston Smith, Skinner e Frank Kozik entre muitos outros.

Dirigido por Beth Ferreira e uma produção da Tecnofrutos, com trilha sonora de Renato Cohen o documentário retrata a revolução na arte hoje através de um movimento que vem construindo um caminho alternativo ao circuito elitista de museus e galerias. Este diversificado universo que engloba o lowbrow, o pop surrealismo, a toy art e a arte de rua, vem reconstruindo os conceitos da arte hoje e ganhando cada vez mais espaço na cultura do mundo ocidental.

Gravado em fevereiro e março de 2014 em N.York, Los Angeles, São Francisco e Miami, Popping Up mostra entrevistas e obras de arte de artistas como Ron English, Kenny Scharf, Tara McPherson, Winston Smith, Skinner e Frank Kozik entre muitos outros, além de galeristas como Jonathan LeVine e Matt Kennedy (La Luz de Jesus).

Uns chamam de lowbrow, outros de pop, a verdade é que a arte atual está definitivamente enterrando os preceitos da arte moderna, ao mesmo tempo que chega cada vez mais perto do homem comum. A arte nunca foi tão aberta e democrática como agora.

Através das mais diversas formas como pintura, gravura e arte de rua, além de esculturas e objetos diversos, únicos ou múltiplos, os artistas de hoje falam diretamente com o público, evocando identificação automática através de uma estética menos hermética e criando um circuito paralelo menos elitista que o da arte institucionalizada.

Popping Up mostra as características dos movimentos artísticos mais populares da atualidade provando que a arte hoje se integra no dia a dia e pode ser vista em diversos espaços, e mesmo fora dos museus e galerias.

A trilha de Popping Up foi criada com exclusividade pelo produtor e DJ paulistano Renato Cohen. A edição e a câmera ficaram a cargo do videomaker americano Max Basch. A direção é de Beth Ferreira.

Popping Up – documentário sobre pop surrealismo, lowbrow e toy art
Canal Arte 1

Beth Ferreira

A diretora de TV e jornalista Beth Ferreira atua na área de cultura desde meados dos anos 80. Seu primeiro vídeo foi um documentário sobre o grupo carioca de poesia Os Camaleões, dos jornalistas Pedro Bial, Claufe Rodrigues e Luiz Petry. No final dos anos 80 viveu em N.York onde estudou produção e direção de TV na New School For Social Research e fez estágio no centro cultural The Kitchen, referência em arte performática e videoarte. Lá teve a oportunidade de trabalhar com o diretor polonês ganhador do Oscar de animação de 1983, Zbig Rybczynski.

Produziu mostra de videoarte brasileira no The Kitchen em 1988. De volta ao Brasil trabalhou com Hans Donner como consultora técnica da abertura da novela Tieta. Fez videoclipes e experimentais e em 1993 lançou o documentário Technodream, sobre música eletrônica na Alemanha e no Brasil. O documentário foi exibido no Festival de Locarno em 1994 na mostra Cyber Letter.

Desde então é associada à vanguarda do comportamento no país, produzindo eventos com DJs consagrados e escrevendo para diversas publicações brasileiras. De 1997 a 2001 editou o guia cultural Cidade Virtual Rio de Janeiro no portal ZAZ/Terra. De 2001 até hoje edita seu próprio portal cultural, o Bitsmag. Nos anos 00 lançou a Bits Sessions, coletânea em CD com o melhor da música eletrônica no Brasil. Em 2008 tornou-se colecionadora de Toy Art e produziu o concurso e exposição de customização de toy art, Batalha de Toys. Em 2013 dirigiu e produziu a web-série de viagem Planeta ExóticoTecnofrutos

Canal Arte 1 exibe Popping Up

A produtora Tecnofrutos, de Beth Ferreira, existe desde 1993 como realizadora de vídeos institucionais e produção de eventos.

Arte 1

O Arte 1 é o primeiro canal brasileiro com uma programação inteiramente dedicada à arte e à cultura. Dança, música clássica e popular brasileira, cinema, artes visuais, literatura, teatro, ópera: são 24 horas no ar com um conteúdo especialmente pensado para quem se interessa por arte.

Arte 1 vai ao ar nas operadoras Sky, Net, Claro TV, Oi TV, GVT, Vivo TV e operadoras independentes.

 

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments