Ronaldo Fraga – verão 2009

Bitsmag

ronaldofraga_verao09.jpg

Estilista conta a história do Rio São Francisco em um dos melhores desfiles do verão 2009

ronaldofraga_verao09.jpg

Estilista conta a história do Rio São Francisco em um dos melhores desfiles do verão 2009 

Fotos: Alexandre Gentil
Colaboração: Nenna Ferreira

Os desfiles de Ronaldo Fraga, junto aos de Lino Villaventura, Cavalera e Alexandre Herchcovitch são sempre os que despertam mais expectativa nos que buscam o novo, o original e a essência da moda como criação. A apresentação do verão 2009 de Ronaldo Fraga foi mais um desses espetáculos que fazem com que a maratona cansativa e muitas vezes entediante da SP Fashion Week valha a pena.

Ronaldo desta vez usou como tema o Rio São Francisco, o Velho Chico, para compor o pano de fundo do seu desfile. Histórias, lendas e profecias do Velho Chico, cantadas pela exótica Tetê Espíndola, que andava sumida, se prestaram de cenário para a coleção que tem peças de seda pura, linho, algodão e jeans. A estamparia é inspirada na sobreposição das madeiras coloridas dos barcos e das casas. Ronaldo apresentou também peças confeccionadas de saco de juta com efeito de renda, além de bordados e tapeçaria de linha. Os bordados foram feitos pela família Matizes-Dumont de Pivapora e Stela Guimarães de Itabira.

A coleção tem formas amplas, vestidos em forma de saco, com amarrações no ombro, ou com um ombro só e o comprimento fica acima do joelho, mas sem ser curto demais. O destaque fica por conta do vestido de escama. Outras peças: blusas de frente única, shorts soltinhos, calças retas, blusas com dobraduras, vestidos com frases, short com cadarço, macacão siroula, blaser com aplicações de pombos.

A bolsa é maxi, formato de carteira. Nos acessórios crucifixos de madeira e sapatos lindíssimos com tiras, salto de madeira e brilho reluzente.

Tudo na coleção é usável mas original e, acima de tudo, brasileiro, seja na forma, nos tecidos utilizados, nos bordados ou no estilo. Ronaldo Fraga continua provando que é possível fazer uma moda absolutamente nacional e continua em seu posto na linha de frente da moda brasileira.

Direção: Roberta Marzolla
Beleza: Marcos Costa (Natura)
Trilha: Ronaldo Gino, com Tetê Espíndola e Barbatuques
Cenografia: Clarissa Neves e Paulo Waisberg

Veja as fotos de Alexandre Gentil – clique na imagem para abrir a galeria

{gallery}spfashion_verao09/RonaldoFraga_verao09{/gallery}

Bitsmag