Londres tem a maior rede Wi-Fi da Europa

Bitsmag

wifi_publondrino.jpg

BBC disponibiliza conteúdo grátis e McDonald’s torna-se maior rede de pontos Wi-Fi de Londres

wifi_publondrino.jpg

Foi inaugurada em abril de 2007 em Londres a maior rede Wi-Fi da Europa, que funciona com cobertura similar à de uma rede celular. A Cloud Networks, empresa responsável pela implantação da tecnologia, pretende extender os serviços a todas as regiões próximas a Londres. No momento a rede atende a cerca de 350 mil usuários dentro das fronteiras do município.

A Cloud oferece serviço Wi-Fi sofisticado em 8500 pontos na Europa, incluindo aeroportos, hotéis e estações de trem no Reino Unido, na Alemanha, nos países nórdicos e na Holanda. A empresa opera também redes de grande escala em Canary Wharf, Amsterdam, Sttutgart e em nove cidades do Reuno Unido, incluindo Manchester e Edinburgh.

A nova rede Wi-Fi de Londres permite que qualquer pessoa possa acessar a internet com um aparelho que possa se conectar à rede sem fio: laptops, PDAs, media players como o ipod Touch e certos celulares. Com isso vários serviços de banda larga ficam imediatamente disponíveis como voz (Skype), música (iTunes) e games.

Seguindo a demanda pela novidade a BBC, empresa estatal e uma das maiores produtoras de programas de TV do mundo, vai extender o acesso público ao seu conteúdo, através de uma parceria com a operadora de rede Wi-Fi Cloud.

Desta forma a BBC se torna a primeira emissora de TV e internet do Reino Unido a ter seu conteúdo colocado à disposição dos usuários de graça. É bom lembrar que o conteúdo da TV BBC é pago no Reino Unido.  O serviço permite ao público acessar todo o conteúdo do portal bbc.co.uk grátis em uma rede de 7500 “hotspots” – pontos de Wi-Fi – operados pela Cloud.

Nesta fase inicial o conteúdo da BBC pode ser visto em computadores conectados na rede Wi-Fi Cloud, mas só se pode fazer download em laptops equipados com o programa iPlayer da própria BBC. Em breve os serviços estarão disponíveis para celulares e PDAs.

Os pontos Wi-Fi da rede Cloud estão em diversos estabelecimentos da cidade como a rede McDonald’s, a Coffee Republic, nos aeroportos de Heathrow, Gatwick e Stansted e lugares ao ar livre como Canary Wharf.  Com isso a rede de 1200 lanchonetes McDonald’s de Londres se torna o maior provedor de internet sem fio da cidade.

Esta e outras notícias sobre Londres e os londrinos você encontra no blog London Bits 

Bitsmag