Banksy adulterado

mildmildwest_banksy.jpg

Mild Mild West, um graffiti de Banksy que está na parede de um edifício em sua cidade natal, Bristol, foi danificado pelo grupo Appropriate Media. Banksy é um artista britânico de graffiti que nunca se identificou para o público e que hoje tem seus trabalhos disputados em leilões, onde chegam a ser vendidos por cifras de até 250 mil libras.

A grupo Appropriate Media, que pixou de vermelho o muro sobre a pintura de Banksy, o acusa de estar “gentrificando” áreas urbanas com seus graffitis. A palavra “gentrify” em inglês é usada para descrever o movimento de reurbanização imobiliária de regiões pobres das grandes cidades. Nesse processo quem dita o movimento é o mercado imobiliário.

O grupo descreve Banksy como um pobre menino de classe média que está elitizando áreas urbanas atraindo a elite liberal. Como resultado acontece uma renovação da área e os preços dos imóveis vão se tornando estratosféricos, expulsando as populações de baixa renda.

É o segundo ataque recente a um trabalho de Banksy que ficou famoso com trabalhos como a interferência em CDs de Paris Hilton, que foram adulterados furtivamente e recolocados nas lojas à venda. Nas capas dos CDs Banksy escreveu coisas como “Every CD you buy puts me even further out of your league” ou “Cada CD que você compra me coloca ainda mais longe de seus padrões”. Outro trabalho famoso de Banksy foram os graffiti que ele fez no muro da Faixa de Gaza.

A mensagem do grupo Appropriate Media em seu site rotula Banksy como uma fraude e o acusa de capitalizar no fenômeno conhecido como “arte urbana”.

Banksy adulterado

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: