CiRCA: toy art invade pistas de dança

Bitsmag

3555-default-l.jpg

Novo mega clube de Peter Gatien em Toronto tem toys e sala temática da Kidrobot

 

Peter Gatien, o rei da noite novaiorquina dos anos 80 e 90, responsável pelos mega clubes Tunnel, Limelight (a Igreja que sediou a festa Disco 2000 de Michael Alig), Club USA e Palladium, está à frente do mega-clube CiRCA, sua mais recente empreitada.

Não fica em Nova Iorque aquele que provavelmente é hoje o nightclub mais interessante do mundo. Peter Gatien, após várias batalhas com a prefeitura de Nova Iorque e as autoridades americanas, mudou-se para Toronto, no Canadá, seu país de origem. Como sempre, o homem que é uma lenda da vida noturna se coloca na ponta das novas tendências. Seu clube, um híbrido de nightclub, museu de arte e espaço para cinema e música, tem capacidade para 3 mil pessoas, vários ambientes diversos e um deles tem como tema a tendência de cultura pop mais reverenciada hoje: a toy art.

Porque Toronto, muitos devem se perguntar, uma cidade canadense que fica bem fora do circuito mais hype de cidades conhecidas por sua vida noturna, como Londres, Berlim ou Nova Iorque? Acontece que Peter Gatien, o magnata da vida noturna novaiorquina, é canadense e acabou expulso dos Estados Unidos em 2003 após uma batalha árdua iniciada pelo prefeito Rudolph Giuliani que queria enquadrá-lo de qualquer maneira para conseguir congelar a vida noturna da cidade.

Gatien foi perseguido pela prefeitura de Nova Iorque, pela polícia, pelo IRS (a Receita Federal americana) e, conseqüentemente, pela imprensa. Seus clubes eram fechados toda hora e a coisa piorou depois da prisão, em 1996, de Michael Alig, o promoter da festa Disco 2000 que assassinou o traficante de drogas Angel em história que acabou retratada no filme Party Monster. Gatien, acusado de promover venda de drogas em seus clubes e de burlar o fisco, acabou sendo deportado dos Estados Unidos, após uma batalha judicial que durou de 1998 a 2003. Mesmo depois de pagar uma multa de 1.9 milhão de dólares e de cumprir uma pena de 60 dias na prisão, Peter Gatien foi deportado.

Agora, quatro anos depois, o magnata canadense abre seu novo mega clube, não sem muita controvérsia no processo. O CiRCA fica no coração da área de entretenimento de Toronto. A direção de arte do projeto, que fica num prédio enorme que já havia sediado uma casa de jogos eletrônicos, é de Kenny Baird, que tem no currículo trabalhos com Madonna e David Bowie. Ele teve vários colaboradores, entre eles Bruce LaBruce e o fundador da loja e fábrica de toy art Kidrobot, Paul Budnitz. Os espaços são repletos de grafites e instalações, além de performances ao vivo. A empreitada foi possível através da parceria com John Cheong, diretor da empresa canadense Hingson Entertainment e dono do prédio onde fica hoje o CiRCA. Gatien perdeu quase toda sua fortuna após os entreveros com a justiça nos Estados Unidos.

Entre os sete espaços que compõem este complexo está a sala temática da Kidrobot com uma escultura gigante de um dos coelhos (labbits) de Frank Kozik. Há também uma pequena loja da Kidrobot, logo na entrada, com venda de toy art e  toys criados especialmente para o clube, como o dunny inspirado em Peter Gatien. O The Peter Gatien Dunny foi desenhado por Sara Martin, e tem o típico tapa-olho usado pelo magnata canadense, que teve um acidente na infância jogando hockey.

A cabine de DJ é projetada como um altar, no meio da pista de dança, proporcionando ao DJ uma visão panorâmica de todas as áreas do clube. No som a tendência são os remixes e bootlegs de músicas dos anos 80 e 90, mas há muito espaço para o experimental nos espaços menores. Entre os sete espaços que ficam ao redor da pista principal destacam-se a Kidrobot Party Room e o Sensa Bar, controlado por sensors onde as pessoas podem brincar com as luzes e as projeções. Existe um lounge que dá a ilusão de ficar debaixo d’água, em espaço que foi pensado para ser uma sauna. Um outro lounge, o Skyy Cinema Lounge, tem um telão enorme de projeção e pode ser usado para festas privadas, com sua própria cabine de DJ e própria entrada separada do clube.

Pra completar o clube oferece serviço de concierge, como um hotel, sala VIP exclusiva e um estúdio musical para artistas que tiverem um ímpeto incontrolável de criar música ali mesmo.

Realmente o CiRCA, se não é hoje o melhor clube do mundo, chega bem perto.

CiRCA
126 John St. Toronto, Ontario, Canada
Tel: 416-979-0044
email: info@circatoronto.com

Bitsmag