Emile Hirsch estrela Speed Racer dos Irmaos Wachowski


Bitsmag

emile-hirsch.jpg

Saiba tudo sobre Emile Hirsch – ator de Na Natureza Selvagem e Speed Racer é uma das maiores apostas de Hollywood

emile-hirsch.jpg

Emile Hirsch estrela Speed Racer dos Irmaos Wachowski – Saiba tudo sobre o ator e veja clipes e entrevistas

O grande público só vai mesmo reparar em Emile Hirsch depois do lançamento de Speed Racer (aqui no Brasil a data é 9 de maio). Mas existe um longo caminho percorrido por este ator que já é reverenciado pela crítica e também carrega uma legião de fãs. No momento Hirsch está em cartaz naquele que é o papel que lhe deu maior reconhecimento, o de Chris McCandless em Na Natureza Selvagem, de Sean Penn. Esnobado pelo Oscar e pelo Globo de Ouro, os dois maiores prêmios norte-americanos, Hirsch era indicação certa na lista de críticos de cinema para os possíveis premiados. No entanto foi indicado ao prêmio de melhor ator de 2007 pelo sindicato de atores norte-americanos, talvez o reconhecimento maior que um ator pode ter que é o de seus colegas de trabalho.

O filme de Sean Penn exigiu comprometimento total e disciplina impressionante deste ator que começou na TV aos 11 anos em participações regulares em séries como Sabrina, Early Edition, 3rd Rock From The Sun e ER. Aos 16 ele estrelou o primeiro filme, Meninos de Deus, ao lado de Jodie Foster, que também produziu o filme. Este foi seu primeiro grande trabalho e, de quebra, logo reconhecido pela crítica. Nos filmes seguintes Emile Hirsch trabalhou como protagonista em todos: O Clube do Imperador, Um Show de Vizinha, O Despertar de Uma Adolescência, Heróis Imaginários, Os Reis de Dogtown, Alpha Dog e Na Natureza Selvagem. Co-estrelando ele será visto ao lado de Sean Penn em Milk, dirigido por Gus Van Sant, filme que conta a história de Harvey Milk, o grande ativista político da causa gay nos Estados Unidos.

Tem gente que diz que ele é o novo Leonardo Di Caprio mas Emile Hirsch, nascido na California em 1985, é de uma geração completamente formada pela multiplicidade de apelos audio-visuais e pela imprensa feroz de celebridades, o que talvez explique sua naturalidade e serenidade ao lidar com imprensa e fãs. Num estilo bem diferente dos personagens perturbados, diferentes ou revoltados que ele tem interpretado, Emile se mostra bastante à vontade em entrevistas e não faz o gênero “bad boy” nem na maneira de se vestir, nem na maneira de responder perguntas.

Todos os personagens que Emile Hirsch interpretou no cinema até hoje são rebeldes, de uma maneira ou de outra. Em O Clube do Imperador ele é Sedgewick Bell, um aluno mimado de um colégio interno, filho de um rico empresário e que dá muito trabalho ao diretor das escola. Em O Despertar de Uma Adolescência ele vive um adolescente que perdeu a mãe e tem de lidar com sua ambigüidade sexual numa cidade rural e bem careta dos Estados Unidos. Dali ele vai para outro extremo. Em Um Show de Vizinha ele vive um garoto do ensino médio que, às vésperas de se formar, se envolve com uma vizinha que é atriz pornô e acaba entrando no mesmo ramo de negócios. Em Heróis Imaginários Emile contracena com Sigourney Weaver, mais uma vez com boas críticas.

Em Os Reis de Dogtown Emile Hirsch faz o papel de Jay Adams, num trabalho bem mais desafiador que os anteriores, já que ele intepreta um personagem real e que é um ícone dos fãs do skate. Jay Adams, junto com Tony Alva e Stacy Peralta, era da equipe dos Z-Boys, um time de skatistas que deu visibilidade mundial ao esporte, nos anos 70. O filme teve roteiro do próprio Stacy Peralta, dirigido por Catherine Hardwicke de Aos Treze. Jay Adams era o mais revolucionário e o mais purista deles e nunca se deixou comercializar. O próprio esteve nas gravações e ajudou Emile a construir o personagem que acabou como a imagem perfeita do verdadeiro Jay Adams.

Em Alpha Dog Emile Hirsch interpreta Johnny Truelove, baseado no bandido Jesse James Hollywood, que acabou sendo preso em Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, em 2005. Mais uma vez Emile vive uma história verídica, mas desta vez, ao invés de um herói do esporte, ele leva às telas um personagem horrível, um bandido frio e inescrupuloso. A história estarrecedora de um grupo de garotos de classe média alta americanos que vivem como uma gangue de traficantes e prostitutas é chocante e Emile interpreta o pior deles, o líder que, para cobrar uma dívida de um viciado, sequestra e mata seu irmão de quinze anos. Emile conta em entrevistas que teve bastante medo e repulsa durante as filmagens. Ele não conseguiu ter nenhuma empatia pelo personagem e ainda teve que se preparar conversando com o pai do verdadeiro Truelove/Jesse James.

De um personagem absolutamente desprezível como Truelove, Emile Hirsch passou para Chris McCandless, que é um herói contemporâneo dos anti-conformistas. Ele conta que um belo dia recebeu uma ligação de Sean Penn em seu celular. Penn, que tinha visto Emile Hirsch interpretando Jay Adams em Os Reis de Dogtown, ficou encantado com o trabalho do jovem ator e o convidou para protagonizar seu filme, Na Natureza Sevagem. Bom lembrar que Sean Penn produziu um documentário sobre os Z-Boys e é amigo pessoal de Jay Adams. As filmagens foram uma prova de fogo para Emile, não só do ponto de vista emocional como também do físico. As cenas foram todas produzidas em locação e sem grandes luxos como trailers para a equipe. Emile fez tudo o que aparece no filme, sem dublês, como por exemplo descer de caiaque as corredeiras do Rio Colorado, ou correr no meio de uma manada de cavalos selvagens.

Em Speed Racer Emile Hirsch trabalha com outros grandes nomes da indústria cinematográfica: os irmãos Wachowski, da trilogia Matrix. Ele passou de um estilo de filme onde os sets de filmagens foram todos em locações no meio da natureza para uma situação de completa alta tecnologia de cenários. Emile e o elenco de Speed Racer atuaram o filme todo em um estúdio de “blue screen”, já que o cenário é todo feito em computação gráfica. Vai ser a partir da repercussão de Speed Racer que irá começar uma nova fase na carreira de Emile Hirsch que deve ser catapultado ao seleto rol de super astros de Hollywood.

Veja abaixo várias entrevistas com Emile Hirsch e trailers de Speed Racer, Meninos de Deus, O Despertar de Uma Adolescência e Os Reis de Dogtown

Entrevista com Oprah Winfrey ao lado de Sean Penn:
{youtube}xlvdIQSr-aA{/youtube}

Entrevista no programa de Craig Fergusson:
{youtube}xp-nDB4PoJU{/youtube}

Trailer de Speed Racer:
{youtube}8aLwVYmcBg8{/youtube}

Clipe de Os Reis de Dogtown:
{youtube}a6hs7l8yeds{/youtube}

Trailer de Meninos de Deus:
{youtube}kWtJpUCxU4Y{/youtube}

Cena de O Despertar de Uma Adolescência:
{youtube}d1dlxPebbM4{/youtube}

Bitsmag