26a Casa de Criadores


Bitsmag

fashion_mob_051(1)

Primeira passeata fashion do Brasil marca abertura da Casa de Criadores – Inverno 2010

De 22 a 27 de novembro acontece em São Paulo a edição Inverno 2010 da Casa de Criadores.  À programação de desfiles no shopping Frei Caneca, que acontece de 25 a 27 de novembro, juntam-se eventos espalhados pela capital paulistana, como o desfile de As Gêmeas no Parque da Luz (22/11), o desfile de Walério Araújo no Museu da Língua Portuguesa (23/11) e debates e palestras sobre moda na Pinacoteca do Estado (24/11).

Nesse lima de expansão e inclusão a Casa de Criadores lança este ano sua mais polêmica iniciativa: o Fashion Mob, uma manifestação de rua  envolvendo passeata, happening e manifestação. No dia 22 de novembro, no Largo do Arouche, quem quiser vai poder participar, seja mostrando uma coleção de moda num desfile a céu aberto, ou exibindo uma performance artística. Todo tipo de expressão é encorajado, seja de moda, de arte ou simplesmente uma reivindicação política.

Os interessados podem se inscrever individualmente, como bloco ou simplesmente aparecer no dia do evento. São três categorias: manifestação artística, manifestação política ou manifestação de moda. Na categoria moda, os inscritos poderão apresentar uma coleção de roupas (bloco) através de modelos vestidos com suas criações. Uma comissão julgadora irá dar notas para cada bloco/coleção. O mais votado irá ganhar uma vaga para participar da 27ª Casa de Criadores (maio de 2010), dentro do Projeto Lab.

A moda tem viés político? Rechaçada como assunto “superficial”, a moda tem sido tema de debates acalorados, principalmente no que diz respeito a racismo e padrões estéticos. Questões controversas, como a inclusão de modelos negros em desfiles têm incitado fortes discussões nos últimos anos, no exterior e no Brasil.

Outro assunto bastante polêmico é a questão dos padrões estéticos. A moda tem propagado um padrão estético inatingível para as mulheres? Anorexia, bulimia e outros distúrbios alimentares ligados ao emagrecimento são doenças de nosso tempo propagadas por padrões ditados pela moda?  Padrões estéticos e étnicos não são os únicos temas de discussões acaloradas no mundo fashion. O uso de peles, a hegemonia das grandes grifes e, recentemente, a utilização de tecidos e roupas recicladas na criação de novas vestimentas: todas estas são questões que levam em conta um posicionamento político.

Em 2008 o fotógrafo Nick Knight, diretor do portal de vídeos Showstudio, lançou um concurso de vídeos de moda com motivação política. O fotógrafo, que foi um skinhead em sua adolescência, acredita que a vestimenta é uma das mais poderosas forma de expressão. Nos arquivos do portal Showstudio se podem conferir vídeos realizados para esta mostra, como da dupla de estilistas Viktor &Rolf, de Vivienne Westwood e do próprio Nick Knight, com um manifesto pela inclusão de mais modelos negros nos desfiles de moda (veja abaixo)

{youtube}Plbex64WeAQ{/youtube}

Confira abaixo a programação completa da Casa de Criadores – Inverno 2010:

26ª CASA DE CRIADORES – PROGRAMAÇÃO

22 de novembro (domingo)
Fashion Mob – Largo do Arouche (concentração) – das 13h às 14h30
Desfile Gêmeas – Parque da Luz* – 17h
Festival de Música Casa de Criadores – Parque da Luz – 18h
* Os eventos no Parque da Luz ainda estão sendo negociados com a prefeitura de SP

23 de novembro (segunda-feira)
Desfile Walério Araújo – Museu da Língua Portuguesa – 21h
24 de novembro (terça-feira)
Lições da Casa – Palestra Macro Tendências de Consumo – Pinacoteca – 14h30
Lições da Casa – Debate “Crítica da Crítica” – Pinacoteca – 16h
Happening oNONO – Cartel – 21h

25 de novembro (quarta-feira)  
Lições da Casa – Palestra “Em Cartaz: Comédia da Moda Privada” – Pinacoteca – 14h30
Lições da Casa – Debate “Caos por M2” – Pinacoteca – 16h
Desfiles – Shopping Frei Caneca – 21h:
João Pimenta |     Milena Hamaní    | Ronaldo Silvestre | No Hay Banda | R. Rosner    | Urussaí

26 de novembro (quinta-feira)   
Lições da Casa – Palestra “Crise: Material Reciclado?” – Pinacoteca – 14h30
Lições da Casa – Debate “Do Casebre ao Casarão” – Pinacoteca – 16h
Desfiles – Shopping Frei Caneca – 21h:
LAB (Karin Feller, Danilo Costa, Projeto Box, Jadson Raniere e Arnaldo Ventura) |
Ianire Soraluze | Der Metropol |     Marcelu Ferraz | Tony Jr. | Rober Dognani

27 de novembro (sexta-feira)  
Desfiles – Frei Caneca – 21h
Ponto Zero (Leandro Gabionette; Ana Paula Becker; Bruno Campos; Alice Sinzato e Helena Kussik; Cynthia Hayashi; Cristiane Soares; Ana Beatriz Leme e Claudia Yasumura) |
Geraldo Couto | André Phergom | Diva | Prints I Like | Weider Silveiro | Gustavo Silvestre

Bitsmag