TouchDesigner: palestra e workshop no Rio


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Meta Gallery promove evento em torno do software de produção multimídia

A Meta Gallery, espaço carioca dedicado às novas manifestações artísticas, promove evento de informação sobre o software canadense TouchDesigner.

Serão dois dias de imersão criativa com o artista visual Marlus Araujo @marlus.xyz. É uma boa oportunidade para aprender na prática como criar visuais dinâmicos e interativos, integrar tecnologias para arte, eventos e instalações com o software TouchDesigner.

Marlus Araujo é um artista multidisciplinar que combina design, tecnologia e arte na criação de projetos inovadores como arte generativa, instalações interativas e ambientes imersivos. 

Apaixonado pelas interfaces de programação visual baseada em fluxo de dados, conheceu o software TouchDesigner em 2013 e, desde então, vem desenvolvendo e apresentando obras interativas em festivais, residências artísticas e espaços como SESC, Museu do Amanhã, Oi Futuro, Casa Firjan, Parque Lage, Bienal do Ibirapuera.

O software TouchDesigner é uma ferramenta essencial para criação multimídia interativa em tempo real. É uma poderosa linguagem de programação visual baseada em nós, desenvolvida pela Derivative, projetada para a criação de conteúdo multimídia interativo em tempo real. É a escolha preferida de artistas, programadores e performers que buscam inovação em suas produções.

Tem interesse em explorar as possibilidades criativas do TouchDesigner para o seu próximo projeto multimídia?

PALESTRA GRATUITA:

31 de Julho às 18h
METAGALLERY
Rua da Assembléia, 40 – Centro, Rio de Janeiro

WORKSHOP*
01 & 02 de Agosto, de 9h às 17h
+Bônus: ao participar do workshop você garante acesso vitalício ao curso online com mais de 15h de conteúdo extra

Para fazer sua pré-inscrição e receber mais informações, clique aqui – Ou envie uma mensagem para
@metaverse.agency
@cursovisualflow

O Que Torna o TouchDesigner Único?

Programação Visual Intuitiva: Em vez de código tradicional, você conecta “operadores” (nós) em uma interface gráfica. Isso permite um fluxo de trabalho experimental e acessível, mesmo para quem não tem experiência em programação.

Performance em Tempo Real: O TouchDesigner é otimizado para aplicações em tempo real, garantindo que as alterações sejam visíveis instantaneamente. Isso é crucial para performances ao vivo, instalações interativas e prototipagem rápida.

Operadores Versáteis (Nós): Os blocos de construção do TouchDesigner são seus operadores, divididos em famílias especializadas para diferentes tarefas:

COMPs (Componentes): Para objetos 3D e redes de operadores.

TOPs (Operadores de Textura): Para operações de imagem e vídeo 2D.

CHOPs (Operadores de Canal): Para dados de movimento, áudio, animação e sinais de controle.

SOPs (Operadores de Superfície): Para criação e manipulação de geometria 3D.

MATs (Materiais): Para aplicar materiais e shaders à renderização 3D.

DATs (Operadores de Dados): Para trabalhar com texto, scripts, XML, JSON e tabelas.

Aplicações e Conectividade do TouchDesigner

O TouchDesigner se destaca em diversas áreas, incluindo:

Instalações Interativas: Desde peças de arte responsivas até exposições em museus.

Visuais ao Vivo (VJing): Para shows, eventos e performances.

Projeção Mapeada: Projetando visuais em superfícies 3D complexas.

Servidores de Mídia: Sistemas personalizados de reprodução e distribuição de mídia.

Realidade Virtual (VR): Construindo experiências imersivas.

Arte Generativa: Criação de arte que evolui com base em regras e entradas.

Além disso, o TouchDesigner oferece ampla interoperabilidade, conectando-se a uma vasta gama de hardware e software, como controle de iluminação (DMX, Art-net), áudio/MIDI (OSC, MIDI), sensores (Kinect, Leap Motion) e outras plataformas (Ableton, Unity, Arduino).

Com suporte para scripting em Python, o TouchDesigner permite uma personalização avançada, estendendo ainda mais sua funcionalidade. Essencialmente, é uma plataforma dinâmica e versátil para criar experiências visuais e interativas envolventes.

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