Não transforme num pesadelo as férias com seu pet
Hoje em dia os animaizinhos de estimação entraram definitivamente para o quadro oficial da família. Nas férias, no entanto, vem o drama: o que fazer com o pet, deixá-lo num hotel para cães e gatos ou levá-lo junto na viagem.
No caso da escolha ser por levar consigo o bichano, a Comac (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN (Sindicato Nacional de Produtos para a Saúde Animal) acaba de divulgar uma série de dicas para deixar seu gato mais confortável durante uma viagem de carro.
O primeiro passo é adquirir uma caixa transportadora, pois deixar o animal dentro de um carro pode causar graves acidentes. Os gatos não acham ruim ficar em suas caixinhas, na verdade a reclusão é seu conforto, portanto a dica é ambientá-lo na caixa de transporte dias antes da viagem.
A Dra. Ceres Faraco, veterinária parceira da Comac aconselha:
“Forre um cobertor e depois coloque o gato lá dentro por breves períodos, por vários dias. Prolongue o período de reclusão a cada dia até que o seu gato pareça à vontade em repouso e sinta o seu cheiro lá dentro”
Depois de acostumado com a caixa, o bichinho precisa se acostumar com o carro em si. A dica é não levá-lo para uma longa viagem logo de cara. Uma série de trajetos curtos é suficiente para o gatinho se acostumar com ruídos e movimentos típicos do veículo. É bom se certificar se o gato não está viajando inclinado, o que pode ser bastante desconfortável.
“Embora seja verdade que os gatos têm incrível equilíbrio e coordenação, eles não gostam de ficar lutando constantemente contra uma encosta, já que ao mesmo tempo eles precisam compensar os movimentos do veículo,” comenta a Dra. Ceres Faraco.
Evite música alta dentro do carro pois os ruídos do motor já são bastante assustadores para ele. Além disso planeje paradas esporádicas para o bichano se aliviar e coloque toalhas absorventes dentro da caixa de transporte.
Para distrair o bichano durante a viagem coloque a caixa dentro do carro de forma que a abertura esteja de frente para a janela. Isso vai permitir que o gato possa olhar para fora do carro e se entreter, consequentemente se acalmando.