CPI da Covid esmiuçada em Anatomia do Caos


Bitsmag

Documentário relata o flagelo da pandemia sob o (des) governo de Jair Bolsonaro

O cinema político brasileiro ganha um novo e poderoso capítulo. Após o sucesso de sua estreia na ficção com a cinebiografia Meu Nome É Gal (2023), protagonizada por Sophie Charlotte, a cineasta baiana Dandara Ferreira retorna ao circuito documental. Estreia oficialmente nos cinemas de todo o país o longa-metragem Anatomia do Caos.

Com distribuição assinada pela Descoloniza Filmes o documentário revisita de forma contundente a gestão e as omissões do governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia de coronavírus, tendo como fio condutor os bastidores e as investigações da histórica CPI da Covid no Senado Federal. O circuito comercial de estreias abrangerá salas de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Curitiba, Salvador, Brasília e Fortaleza.

Por Dentro da CPI da Covid

Com acesso inédito ao Senado, a diretora Dandara Ferreira acompanha de dentro a trajetória completa da CPI da Covid-19. Esse material exclusivo é um registro cinematográfico de um dos momentos mais marcantes da pandemia no Brasil.

A obra reconstrói minuciosamente os bastidores da comissão trazendo entrevistas com parlamentares e registros completamente inéditos dos senadores que buscavam documentos, respostas e investigações que expusessem as falhas estruturais e as decisões deliberadas na condução da maior crise sanitária do século.

Quem é Dandara Ferreira? Conheça a Diretora

Dandara Ferreira é diretora, roteirista, formada em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e doutoranda em Comunicação Social pela UnB. Com uma carreira sólida na intersecção entre música, biografia e cultura. Além disso, realizou videoclipes de peso para artistas como Vanessa da Mata (“Segue o Som”), Fagner e Ricky Martin.

Em 2023, estreou no formato de longa-metragem com Meu Nome É Gal produção na qual atuou como diretora e também como atriz. Atualmente, além do lançamento de Anatomia do Caos, a realizadora finaliza o documentário Vou Tirar Você Desse Lugar, focado na trajetória do cantor Odair José.

Por que ‘Anatomia do Caos’ é uma Obra Fundamental?

Em um cenário saturado pela desinformação, Anatomia do Caos se justifica como um documento histórico indispensável por três motivos centrais:

  1. A luta contra o esquecimento: O filme relembra as decisões e posturas da extrema direita que culminaram na trágica morte de mais de 700 mil brasileiros. É um exercício de preservação da memória coletiva.
  2. Desmistificação da narrativa oficial: A obra joga luz sobre como o discurso oficial colocou a ciência em xeque e transformou a dor e as estatísticas em deboche. Como aponta Dandara Ferreira, o documentário revela uma “política da desinformação”.
  3. O debate sobre a impunidade: Mais do que olhar para trás, o longa questiona o presente político do Brasil. Ele tensiona o que significa para a democracia seguir adiante sem a devida punição ou responsabilização jurídica ao final dos trabalhos de uma comissão dessa magnitude.

Circuito de Exibições e Debates

Para marcar o lançamento de Anatomia do Caos a produção está promovendo uma turnê nacional de exibições especiais seguidas de debates com a presença da diretora Dandara Ferreira.

  • Classificação Indicativa: 12 anos.
  • Preço dos Ingressos: Os valores dos ingressos seguem a tabela padrão de bilheteria de cada sala de cinema/espaço cultural cadastrado (com direito a meia-entrada por lei e políticas de gratuidade específicas para os debates acadêmicos em universidades públicas).

Agenda de Debates e Exibições Especiais:

  • Salvador (BA)
    • 03/07 (Sexta): Universidade Federal da Bahia – UFBA
  • Recife (PE)
    • 04/07 (Sábado): Cinema São Luiz
    • 05/07 (Domingo): Armazém do Campo
  • Manaus (AM)
    • 08/07 (Quarta): Cine Casarão (segundo espaço a confirmar)
  • Rio de Janeiro (RJ)
    • 09/07 (Quinta): Estação Claro Rio
    • 10/07 (Sexta): Universidade Federal Fluminense – UFF
  • São Paulo (SP)
    • 10/07 (Sexta): Cine Belas Artes
    • 16/07 (Quinta): Debate Folha (local a definir)
  • Curitiba (PR)
    • 12/07 (Domingo) e 13/07 (Segunda): (locais das exibições a definir pela distribuidora)
Bitsmag