ArtRua chega a sua sexta edição agora no Santo Cristo


Bitsmag

ArtRua chega a sua sexta edição agora no Santo Cristo

Evento de street art reúne galerias, shows, festas e foodtrucks na região portuária

Todo amante da street art carioca espera com muita ansiedade o maior evento ido gênero na cidade. E aqui está ele: ArtRua abre sua sexta edição esta quinta, desta vez no bairro de Santo Cristo, apenas um pouco adiante da Gamboa, no caminho do VLT.

Desde 2011 o evento aposta na região da Zona Portuária e, nas cinco edições anteriores, atraiu mais de 146 mil visitantes. Este fim de semana o ArtRua reúne em seu novo espaço, com 7500 metros quadrados, mais de 30 artistas nacionais e estrangeiros, dez galerias, shows e festas, tudo com entrada gratuita.

“O trecho da Praça Mauá, Rodrigues Alves e Orla Conde já está consagrado no roteiro dos cariocas, então decidimos mudar de local para ocupar mais territórios na região, tanto com frequentadores quanto novos painéis de arte, que ficarão de legado. O projeto de revitalização da área não pode ficar restrito àquela parte”

André Bretas, idealizador e curador do Art Rua ao lado de Cristiano Kana.

Como parte da programação paralela do evento rola a abertura do Rua City Lab. O laboratório de experiências urbanas é uma iniciativa de André Bretas, Daniel Kraichete, Pedro Araripe e parceiros locais. A Galeria ACRVO sedia a mostra “Somos todos imigrantes”, de William Baglione. Além da mostra o Rua City Lab vai ter sets de DJs, loja de design, banca de zines e publicações independentes de arte, além de food trucks. O espaço vai ficar aberto depois do término do ArtRua, segundo conta Daniel Kraichete, diretor do Distrito Criativo do Porto e curador de design do espaço:

“O Rua City Lab é um espaço permanente focado em economia criativa e colaborativa, que oferece coworking, formação e capacitação, eventos e galeria de arte. Durante a Semana de Arte do Rio, vamos realizar palestras e workshops gratuitos, das 14h às 16h, sobre design, inovação e ocupação do espaço urbano, além de shows das 16h às 18h. Seremos um espaço integrado ao Art Rua, com wifi, café e programação própria. Quando o Art Rua terminar, continuaremos abertos diariamente.  Na semana seguinte ao evento, começa nosso happy-hour semanal”.

Os curadores este ano apostaram no conteúdo regional como temática dos painéis e instalações que estão sendo produzidos para o ArtRua. O destaque fica para artistas e temática do Norte e Nordeste do Brasil. Um trabalho bem interessante é o de Sebá Tapajós, criador do projeto Street River que faz murais em casas e palafitas na beira dos rios da Região Norte. Sebá vai fazer uma instalação inspirada no projeto.

Os Cosmic Boys de São Paulo, Rimon Guimarães (PR) e Zeh Palito (SP), estão pintando o mural Utopia Tropical na fachada do galpão do ArtRua. Já os franceses Mademoiselle Maurice e Snez pintaram a lateral do espaço: pássaros coloridos saindo de uma gaiola cinza.

Compõe o time, os artistas Alberto Pereira (RJ), Augusto Borges (RJ), Baba Jung (BH), Boleta (SP), Carlos Bobi (RJ), Clara Valente (BH), Enivo (SP), Erica Mizutani (SP), Felipe Guga (RJ), Flip (SP), Giovana Simões (CE), Kajaman (RJ), Loucos (SP), Marcelo Tche (SP), MZ (RJ),  Ninguém Dormi (SP), Prozak (SP), Rafael Hayashi (SP), Rafael Sliks (SP), Roberto Bieto (SP), Snez (FRA), Sosek (SP), Src (RJ), Thiago Alvim (BH). Thiago Goms (SP), Wark (RJ, 8-bitch project (RJ).

Para esta edição, foram convidadas dez galerias para a feira de arte: A7MA, Full House, Quartoamado, Pico, Nuvem, Verve, entre outras.

A galeria Verve, por exemplo, traz ao Rio diversos novos artistas de São Paulo, como Leandro Dário. O artista, além de seu traço hiper reconhecido com temáticas que englobam a androginia e a moda, entre outras, é um dos expoentes do Yarn Bombing brasileiro, a arte de rua em crochê e tricô.

O ArtRua sedia mais uma vez festas com DJs. Na sexta é a vez da Moo com os DJs residentes Diogo Reis e Badenov e o convidado Nico. No sábado é a vez da festa Fiji, das 18h às 23h e a Trappin, até as 5h da madrugada.

Art Rua 2016
De 29 de setembro a 2 de outubro
Quinta, das 18h à meia-noite; sexta e sábado, das 14h às 05h; domingo, das 14h as 23h
Rua Professor Pereira Reis, 76, Santo Cristo – RJ – Rio de Janeiro
Grátis

Estacionamento no local
Como chegar:  VLT estação Santo Cristo.
Vans gratuitas saindo da Redley Ipanema (Rua Maria Quitéria, 99)=

Trajeto: Ipanema, Lagoa, Humaitá, Void Botafogo, Flamengo, Rua das Laranjeiras, Santo Cristo (os pontos serão divulgados em breve nas redes sociais do evento).
Facebook:
https://www.facebook.com/ArtRua
Instagram: @artrua

 

Bitsmag