Roupas com data de validade?
Já imaginou se suas roupas tivessem prazo de validade e, quando este prazo expirasse as peças se dissolvessem? Esta é a proposta da britânica Helen Storey, estilista, pesquisadora e consultora de moda. Storey quer propor a moda biodegradável e está mostrando suas experimentações no Reino Unido em 2008.
O projeto de Helen Storey chama-se Wonderland e está sendo realizado em parceria com o químico Tony Ryan, professor da Universidade de Sheffield, com fundos do Physical Sciences Research Council do Reino Unido. A estilista, que tem realizado vários outros projetos envolvendo reciclagem, está expondo a idéia de produtos evanescentes em Londres. A exposição segue para Sheffield, Bath e Belfast. Para isso foram produzidos novo tecidos e vários produtos patenteados, incluindo uma garrafa biodegradável e sapatos ortopédicos.
Os vestidos feitos com os tecidos desenvolvidos no projeto Wonderland, chamados Disappearing Dresses (vestidos que desaparecem), foram criados num workshop e estão em exposição enquanto estão se dissolvendo, na galeria da London College of Fashion, numa vitrine na John Princes Street. A exposição fica até 29 de fevereiro em Londres. Quando a exposição estiver em Belfast, em novembro, os vestidos deverão ter desaparecido por completo.
O site de vídeos de moda SHOWstudio está documentando todo o processo de dissolução dos vestidos, com câmeras posicionadas em vários pontos da exposição. Um documentário será editado a partir dessas imagens, quando o último vestido acabar de desaparecer.
Fundada em 1997 por Helen Storey e sua sócia, Caroline Coates, a Helen Storey Foundation é uma organização sem fins lucrativos criada para desenvolver pesquisa e projetos na área da moda e, principalmente, sua relação com a ciência, as arte, as novas mídias, a arquitetura e a educação.
Workshops, pesquisas e projetos são desenvolvidos na fundação que está sempre procurando propostas para colaborações e parcerias.