Rei da onda street style Scott Schuman veio ao Brasil

Bitsmag

scott-schuman-capa

Blogueiro The Sartorialist autografa seu novo livro no Rio de Janeiro

scott-schuman

Blogueiro The Sartorialist autografa seu novo livro no Rio de Janeiro

Scott Schuman ajudou a inaugurar uma nova fase na cobertura de moda. Com seu blog The Sartorialist, o ótimo fotógrafo posta fotos diariamente dos looks que ele acha pelas ruas de N.York, onde mora, e das pessoas que ele escolhe nos arredores dos mais importantes desfiles do mundo em cidades como Paris, Milão, Florença, Londres e Tóquio, entre outras.

As fotos do blogueiro The Sartorialist já renderam um livro, homônimo, lançado em 2009. Em 2012 ele lançou um segundo volume, Closer. Esta semana Scott Schuman veio ao Rio de Janeiro como convidado do evento Fashion Prime e autografou seu livro mais recente na Livraria Cultura do São Conrado Fashion Mall.

Na fila de autógrafos não se via nenhuma das top jornalistas de moda do país. Porque seria? A verdade é que o tal de “street style”, a moda de rua que Scott documenta em The Sartorialist, anda incomodando muita gente. A experiência e a divulgação de moda saiu das passarelas e está nas ruas. Nas ruas e na internet, na verdade, já que toda essa movimentação é documentada em blogs como o Sartorialist e em blogs de “personal style”, que são os das blogueiras que montam seus próprios looks e publicam sua fotos em seus blogs. Algumas já viraram celebridades cortejadas principalmente pelas grifes e, mais ainda, pelas lojas online e de “fast fashion”.

Através dos blogs de “street style” começaram a ser ventilados os nomes, e consequentemente os links de lojas online como Asos e MyTheresa, além das gigantes do fast fashion, H&M, Zara e Topshop. É uma verdadeira revolução no mundo da moda, pois envolve uma meteórica ascenção dos blogueiros como formadores de opinião. O outro fator envolvido nessa revolução no mundo da moda é a rapidez como o comércio online está suplantando outras formas de comércio de roupas. Nos blogs os artigos de moda estão a um click de distância..

Com tudo isso não é pra menos que muita gente do “establishment” da moda esteja incomodado. Recentemente a toda poderosa crítica de moda Suzy Menkes do jornal britânico International Herald Tribune chamou a onda do “street style” de “circo” e, antes disso, já vinha atacando pessoalmente blogueiras como a ótima Leandra Medine do blog Men Repeller.

As grifes não querem nem saber, estão investindo alto nos blogueiros e nas estrelas que surgiram com essa revolução, gente como as editoras de moda Anna Delo Russo e Giovanna Bataglia. Como é 100% certeza que elas serão fotografadas e essas imagens serão reverberadas à exaustão na web, as grifes enviam roupas, jóias, acessórios, convites e passagens para que elas usem seus produtos e sejam fotografadas com eles.

A revolução continua e muito ainda está por acontecer nesse mundo dos blogueiros de moda. Scott Schuman ajudou a abrir caminho para esse movimento e seus livros documentam não só a moda que ele encontra nas ruas, mas uma era da moda que está marcando história.

Enquanto jornalistas e críticos de moda choram pela perda de poder, Scott avisa que seu blog vem com muitas novidades, muitos vídeos e novas fotos de moda das ruas de várias cidades do mundo. Power to the people!


Bitsmag