Jeff Koons lança na lua seu primeiro NFT

Bitsmag
Obra de Jeff Koons no estande da Gagosian – Art Basel – Miami – 2014

Esculturas associadas serão enviadas ao espaço

Jeff Koons: Moon Phases é o nome do projeto do primeiro NFT do norte-americano Jeff Koons. O artista, que agora é exclusivo da Pace, vai lançar a coleção na versão Web3 da galeria, a Pace Verso.

Cada um dos NFTs tem uma escultura física correspondente. Essas esculturas serão enviadas ao espaço. O evento acontecerá no Kennedy Space Station, em Cabo Canaveral, na Flórida, em ocasião da comemoração de 50 anos da viagem da Apollo 17.

Parte da renda da venda dos NFTs será revertida para a organização Médico Sem Fronteiras. O projeto é uma parceria entre Jeff Koons, a Pace Verso, a NFMoon, companhia de arte digital e tecnologia e a 4Space, primeira empresa espacial de propriedade de uma mulher, Chantelle Baier, que fará viagens ao espaço. A nave que levará os trabalhos de Jeff Koons para a lua é a Nova-C.

As esculturas de Jeff Koons serão as primeiras obras de arte autorizadas a serem colocadas na superfície da lua. Elas estarão numa área chamada Oceanus Procellarum e ficarão ali em perpetuidade guardadas num satellite miniatura chamado CubeSat, transparente e climatizado.

Não se sabe nada ainda sobre as peças e nem a data exata do lançamento que deve acontecer no final de 2022.

No depoimento de Jeff Koons no site da Galeria Pace o artista declara:

Eu queria criar um projeto de NFT relevante do ponto de vista histórico, baseado em reflexão filosófica e humanística. Nossos feitos no espaço representam o potencial sem limites da humanidade. Nossa exploração no espaço nos conferiu perspectiva em nossa habilidade de transcender dificuldades do nosso mundo. Essas ideias são centrais no meu projeto de NFT que pode ser compreendido como uma continuação da celebração dos triunfos aspiracionais da humanidade, dentro e fora de nosso próprio planeta.

Bitsmag