Irmãos Campana levam Brasil à berlinda em Paris

Bitsmag

Suíte dos Campana no Hotel lutetia de Paris

Lutetia inaugura suíte dos designers e promove festival com Roberta Sudbrack em setembro

O Hotel Lutetia de Paris, onde foi inaugurada este ano a suíte temática David Lynch, faz uma ode ao Brasil em setembro. Uma semana de festival gastronômico com direito a caipirinhas, uma exposição de fotos e a inauguração de uma nova suíte projetada por designers brasileiros marcam a homenagem que vai de 10 a 15 de setembro.

Durante o evento a chef brasileira Roberta Sudbrack vai se instalar na cozinha do Lutetia para supervisionar a execução de pratos da nossa cozinha reinterpretados por ela como muqueca de peixe com leite de amendoim e chuchu defumado, galinha d’angola com feijões verdes e compota de cereja com rapadura. À noite, a partir das dez, o bar recebe o cantor brasileiro Sidney Rodriguez e serve caipirinhas. Para completar a ambientação, por todo o hotel estarão expostas fotos do carioca Marcos Bonisson.

Para fechar com chave de ouro e tornar perene esta homenagem o Lutetia inaugura dia 12 de setembro a suíte Fernando & Humberto dos irmãos Campana que também nesse mês abrem uma exposição no Museu de Artes Decorativas, próximo ao Louvre. Na festa de inauguração da mostra Barroco Rococo, em cartaz de 13 de setembro a 24 de fevereiro de 2013, os irmãos vão receber o prêmio francês Criação e Patrimônio 2012 do Comitê Colbert.

A suíte Fernando & Humberto é a segunda do Lutetia projetada por brasileiros, a primeira foi a Latino Americana de Vik Muniz.  Com estilo clássico contemporâneo e ênfase em tons verdes e marrons o projeto utilizou a mobília que já existia customizando-a segundo essa cartela de cores. O toque de brasilidade vem acrescido de um ar cosmopolita já que foram utilizados produtos de vários países como os carpetes Sushi 2, criados a partir de desenho dos artistas pela empresa indiana Nodus.

Da Itália vieram as poltronas Leather Works que a Edra produziu a partir de projeto dos Campana, cada uma confeccionada com 400 pedaços de couro de diferentes texturas e tons de marrom. Vêm também da Itália as luminárias Amanita, produzidas pela Alessi. O Brasil enviou as almofadas desenhadas pelos designers inspiradas em curvas e formas dos répteis, produzidas pela Trousseau.

Veja abaixo algumas fotos do projeto da nova suíte brasileira Fernando & Humberto:

Hôtel Lutetia
 – 45, boulevard Raspail – 75006 Paris
Festival gastronômico com Roberta Sudbrack e inauguração da suíte Fernando & Humberto
De 10 a 15 de setembro
Preço do menú degustação com 3 pratos:
Sem drinks: 50 euros
Com caipirinhas ou outros drinks: a partir de 80 euros