Berghain Panorama Bar é considerado melhor clube do mundo

Bitsmag

berghain-fachada
Clube alemão é construído em usina desativada

berghain-fachada.jpg

Clube alemão é construído em usina desativada

 

É bem discutível um ranking de melhores clubes do mundo baseado em votações pela internet. Mesmo que não fosse uma apuração pela internet, já seria algo imparcial. Só um grupo de pessoas que conhecesse absolutamente todos os clubes do mundo, ou pelo menos os que que estariam participando de uma votação, é que poderia ter uma visão mais abrangente e poderia decretar qual é o melhor. Se a votação é pela internet a coisa piora, já que há muito mais probabilidade de uma pessoa, ou um grupo, votar mais de uma vez.

A votação do site Resident Advisor, no entanto, não é para ser minimizada. Na votação para o melhor clube do mundo existem 100 clubes listados e só essa lista já dá um bom panorama do que se pode definir como um bom clube noturno nos dias de hoje. Tem clube em tudo quanto é cidade e, na lista dos vinte melhores, estão dois clubes na Romênia. Tem também nessa lista clubes em Tel Aviv, Kuala Lumpur e Beirute. Os clubes brasileiros Clash (81), Green Valley (80), Warung (49) e D-Edge (26) também estão na lista dos 100 melhores.

Entre os vinte melhores estão os manjados clubes ingleses The End, Fabric e Ministry of Sound, o clube francês Rex, o Zouk de Cingapura, o Cielo de N.York e os grandes de Ibiza: Space, DC-10 e Amnesia.

O vencedor da votação é o clube alemão Berghain/Panorama Bar, que fica em Berlim. O espaço, que se dedica principalmente à música techno, foi instalado numa usina de energia desativada e é enorme. O conceito não é muito diferente de clubes clássicos da cidade como o Tresors que foi construído num antigo abrigo de guerra.

Mil e quinhentas pessoas podem se divertir no Berghain confortavelmente e a decoração tem elementos de concreto e aço principalmente, com pinturas de artistas alemães fazendo a contraposição. Com a pista principal num andar e o bar num andar superior o clube tem programação variada. O brasileiro Gui Boratto toca lá no próximo dia 8.

Sem deixar de achar válida a votação, acho que na verdade o ideal para fazer um ranking de melhores clubes do mundo seria convocar um grupo de jurados que visitassem todos os clubes, ou pelo menos os 50 melhores. Duvido que iriam deixar de fora o canadense CiRCA, do empresário da noite Peter Gatien que, na minha humilde opinião, é realmente o mais interessante e divertido clube noturno do mundo hoje. Na votação da Resident Advisor o CiRCA está em 53º lugar, mas será que os votantes conhecem o CiRCA???

Bitsmag