Tim Festival 2008 – mais confirmações

Bitsmag

tim_confirmados.gif

 
Tim Festival 2008 – produção confirma MGMT, Gogol Bordello, Paul Weller, The National e Esperanza Spalding, entre outros

tim_confirmados.gif

Produção confirma Paul Weller, MGMT, Gogol Bordello, The National e Esperanza Spalding, entre outros 

O rumor era forte e se confirmou: as bandas Gogol Bordello e MGMT estão oficialmente confirmadas para o Tim Festival que acontece na segunda quinzena de outubro no Rio, em São Paulo e em Vitória.

Além do MGMT e do Gogol Bordello, Paul Weller, um dos maiores artistas ingleses dos últimos 25 anos, também se apresenta no Tim Festival 2008. No terreno jazzístico mais confirmações: Carla Bey e Esperanza Spalding vêm ao Brasil em outubro para apresentações no Tim. Estes artistas juntam-se à primeira lista de confirmados: The Gossip, Klaxons, Sonny Rollins e Stacy Kent.

Os rapazes do MGMT (uma aposta do Bitsmag em matéria de janeiro deste ano), já tinham falado ao canal NME de vídeos que viriam ao Brasil em outubro. A presença do Gogol Bordello era praticamente uma barbada já que o vocalista Eugene Hütz tem ficado no Rio de Janeiro bastante tempo. Ele também pode ser visto como ator no filme Filth And Wisdom, o primeiro dirigido por Madonna.
 
Paul Weller é a melhor surpresa até o momento entre os convidados internationais do Tim Festival. O cantor, compositor e também editor de livros nunca se apresentou no Brasil. Foi líder de duas bandas seminais dos anos 70 e 80, o The Jam e o Style Council. Depois continou em carreira solo. Weller é também ícone fashion e um dos modelos mais freqüentes da grife Paul Smith. Ele acaba de lançar novo trabalho e faz turnê pela Europa.

A banda novaiorquina The National foi criada em 1999 e tem um culto bastante ativo nos Estados Unidos. No ano passado, lançaram o álbum Boxer, com as faixas Fake empire, Slow show e Mistaken for Strangers.

A jovem Esperanza Spalding já é um sucesso com apenas 23 anos. Ela faz uma mistura de jazz com soul, pop e world music. Prodígio a artista entrou na prestigiosa escola de música Berklee com apenas 16 anos de idade e aos 20 já era professora, a mais jovem professora de história da escola. Seu álbum de estréia foi lançado em 2005 e se chama Junjo. Já gravou com Joe Lovano, Pat Metheny, Stanley Clarke e Patti Austin. A música brasileira é uma das paixões de Esperanza que gravou Ponta de Areia (Milton Nascimento / Fernando Brant) e Samba Em Prelúdio (Baden Powell / Vinicius de Moraes) em português.

Completa a lista de confirmados para o Tim Festival a pianista americana Carla Bey, uma referência no jazz.

Bitsmag