Orbital no Sónar 2009

Bitsmag

orbital.jpg

Duo britânico dos primórdios da era das raves é o grande homenageado do festival espanhol Sónar

orbital.jpg

Duo britânico dos primórdios da era das raves é o grande homenageado do festival espanhol

O antológico Orbital, grupo de música eletrônica dos primórdios do techno, é atração da edição 2009 do festival espanhol Sónar que acontece de 18 a 20 de junho em Barcelona. Todo ano o festival mostra o que há de mais novo na música atual, principalmente eletrônica. Showcases de selos de todo o  mundo acontecem na edição diurna do evento, no centro de Barcelona, além de mostras do que há de mais vanguarda em áudiovisual. Na edição noturna grandes shows de nomes proeminentes da música eletrônica e pop acontecem ao lado de uma grande homenagem a uma banda muito importante para a música das últimas décadas. O Devo, o Chic e o Madness foram homenageados em edições recentes do Sónar e este ano é a vez do Orbital.

O Orbital é um duo formado pelos irmãos Phil e Paul Hartnoll que são da cidade de Sevenoaks, perto de Londres. O nome “orbital” foi escolhido por ser o nome da autoestrada M25, importante para a cena rave da época pois leva à região sudeste da Inglaterra onde aconteceram as grandes festas da era do acid house no início da década de 90.

Ativa de 1989 a 2004 Orbital é considerada uma das melhores bandas de techno de todos os tempos. No ano passado os irmãos Hartnoll voltaram a fazer shows na Inglaterra.

Veja abaixo o clipe da música Halcyon, sucesso de 1992 e um clássico da era das raves.

{youtube}6zUCSurFGCc{/youtube}
 

Bitsmag